10 dicas para melhorar a experiência do utilizador no seu website

As 10 regras de ouro para criar uma boa experiência de utilizador, são as 10 Heurísticas de Jakob Nielsen.

1.Visibilidade do Estado do Sistema

O website deve sempre manter os utilizadores informados, do que se passa, através de feedback apropriado.

Deve explicar em que página o utilizador se encontra, para construir confiança e comunicação contínua.

2.Correspondência entre sistema e mundo real

Deve usar a linguagem do utilizador. Frases, termos, conceitos e ícones familiares  de maneira a informação parecer natural e lógica.

Os utilizadores nunca devem ter que procurar o significado de alguma palavra no seu website. A pesquisa de utilizador irá ajudar a entender a terminologia correta. 

3.Controlo e Liberdade do Utilizador

No seu website devem haver opções de retorno, cancelar, ou validar com mensagens claras e sucintas.

Exemplo: botões de “Redo”, “undo” e “cancel”.

4.Consistência e Standards

Utilizadores não devem ter que questionar-se se diferentes palavras, situações, ou ações significam a mesma coisa. Deve-se seguir as convenções de plataformas semelhantes.

5.Prevenção de erros

Boas mensagens de erro são importantes, mas os melhores designs evitam a ocorrência de problemas. Elimine as condições propensas a erros ou verifique-as e apresente aos utilizadores uma opção de confirmação antes de se comprometerem com a ação.

6.Reconhecimento ao invés de Lembrança

Minimize a carga de memória do utilizador tornando visíveis elementos, ações e opções. O utilizador não deve ter que recolher informações de uma parte da interface para outra. 

7.Flexibilidade e eficiência de uso

Acções que utilizadores entendam, podem não ser compreendidas por utilizadores noviços. Permita que as ações sejam personalizadas de maneira a ser adaptado à experiência de cada um.

8.Design Minimalista e Estético

O seu website não deve ter informação que não seja relevante.

Deve manter o conteúdo e o visual focado no essencial de maneira a não ofuscar informação importante.

9.Ajude os utilizadores a reconhecer, diagnosticar e a recuperar de erros

Mensagens de erro são importantes, e por isso devem ser claras e escritas em linguagem e não código. Devem ser claras e eficientes. Devem também mostrar um conjunto de ações para o utilizador sair da situação de erro.

Devem usar as convenções das mensagens de erro para comunicar, como mensagem a vermelho, bold, etc.

10. Ajuda e Documentação

Deve haver um documento para ajudar os utilizadores a entender como concluir tarefas.

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