As 10 regras de ouro para criar uma boa experiência de utilizador, são as 10 Heurísticas de Jakob Nielsen.
1.Visibilidade do Estado do Sistema
O website deve sempre manter os utilizadores informados, do que se passa, através de feedback apropriado.
Deve explicar em que página o utilizador se encontra, para construir confiança e comunicação contínua.
2.Correspondência entre sistema e mundo real
Deve usar a linguagem do utilizador. Frases, termos, conceitos e ícones familiares de maneira a informação parecer natural e lógica.
Os utilizadores nunca devem ter que procurar o significado de alguma palavra no seu website. A pesquisa de utilizador irá ajudar a entender a terminologia correta.
3.Controlo e Liberdade do Utilizador
No seu website devem haver opções de retorno, cancelar, ou validar com mensagens claras e sucintas.
Exemplo: botões de “Redo”, “undo” e “cancel”.
4.Consistência e Standards
Utilizadores não devem ter que questionar-se se diferentes palavras, situações, ou ações significam a mesma coisa. Deve-se seguir as convenções de plataformas semelhantes.
5.Prevenção de erros
Boas mensagens de erro são importantes, mas os melhores designs evitam a ocorrência de problemas. Elimine as condições propensas a erros ou verifique-as e apresente aos utilizadores uma opção de confirmação antes de se comprometerem com a ação.
6.Reconhecimento ao invés de Lembrança
Minimize a carga de memória do utilizador tornando visíveis elementos, ações e opções. O utilizador não deve ter que recolher informações de uma parte da interface para outra.
7.Flexibilidade e eficiência de uso
Acções que utilizadores entendam, podem não ser compreendidas por utilizadores noviços. Permita que as ações sejam personalizadas de maneira a ser adaptado à experiência de cada um.
8.Design Minimalista e Estético
O seu website não deve ter informação que não seja relevante.
Deve manter o conteúdo e o visual focado no essencial de maneira a não ofuscar informação importante.
9.Ajude os utilizadores a reconhecer, diagnosticar e a recuperar de erros
Mensagens de erro são importantes, e por isso devem ser claras e escritas em linguagem e não código. Devem ser claras e eficientes. Devem também mostrar um conjunto de ações para o utilizador sair da situação de erro.
Devem usar as convenções das mensagens de erro para comunicar, como mensagem a vermelho, bold, etc.
10. Ajuda e Documentação
Deve haver um documento para ajudar os utilizadores a entender como concluir tarefas.