Um logo comunica os valores e identidade da marca, e por essa mesma razão, apresenta um papel extremamente importante. Para a boa criação de logotipos deve-se considerar certas características.
- Versatilidade
Um bom logotipo pode ser usado de várias maneiras, formas e situações.
Este deve poder ser redimensionado e impresso em vários tipos de media.
Para materiais de dimensões menores ou maiores o logo deve conseguir adaptar-se de maneira a manter a visibilidade e continuar legível.
- variação de logo da nike
- Intemporal
Um objetivo que qualquer designer tem quando cria um logo, é torná-lo memorável e intemporal. Podemos tomar exemplo de logos como o da Nike e o da Apple, onde os consumidores conseguem facilmente reconhecer a marca através do seu símbolo.
- Relevante
Um logo deve espelhar a sua marca, nomeadamente, os seus valores e identidade.
Deve-se considerar: a cor e como ela afeta emoções nos seus clientes; a tipografia (ajudam a mostrar o tom da marca), por exemplo, fontes serifadas são normalmente mais formais enquanto que, não serifada são mais informais e divertidas. Por último, a escolha do símbolo é bastante importante uma vez que vai criar a conexão visual da marca com as suas ideias e valores.