3 dicas para melhorar o processo criativo da sua equipa

Ter uma equipa criativa é uma responsabilidade dividida entre cada elemento, mas também entre o líder da mesma. A criatividade ainda é um mistério díficil de deslindar quando se trata de perceber quando acontece, porque acontece e especialmente qual a relação de um bom banho de chuveiro com as ideias mais geniais (se souber deixe aqui nos comentários porque eu adoraria saber).

Mistérios à parte, é certo que existem práticas que melhoram o processo criativo da sua equipa e neste artigo vou trazer-lhe as que considero o top 3. 

O que é que vais encontrar neste artigo?
  1. Pratique uma cultura de liberdade
    1.1. Liberdade espacial

1.2. Liberdade horária
1.3. Liberdade de planeamento

  1. Elogie as ideias (mesmo quando dão errado!)
  2. Dinamize o espírito criativo de grupo

3.1. Brainstorming

3.1.1. Dicas para fazer um bom brainstorming

3.1.1.1. Selecionar um local apropriado 

3.1.1.2. Leve post-its e canelas

3.1.1.3. Utilizar um contador de tempo

3.1.1.4. Não há más ideias

3.1.1.5. Escolher um moderador

3.1.1.6. Debater sobre o resultado e seleção das melhores ideias

1. Pratique uma cultura de liberdade

A criatividade pode ser um processo ainda um pouco desconhecido, sabemos que é um processo individual e que varia de pessoa para pessoa. O que estimula a criatividade de alguém, pode ser bloqueador da criatividade de outrem. Posto isto, praticar e promover uma cultura de liberdade é a melhor opção para que cada elemento da sua equipa possa perceber o que traz mais criatividade e assim poder pô-lo em prática. 

1.1 Liberdade espacial

Há pessoas que se sentem mas criativas num café, num espaço com ruído, com som ou com música. Outras precisam do silêncio para poderem criar. Não há regras e não há opções corretas. Colocar toda a equipa no local de preferência do líder pode não ter a melhor opção.Quando promovemos a liberdade espacial, a liberdade de cada um estar onde se sente mas criativo, conseguimos em troca obter o máximo da criatividade de cada elemento (sem exepção).

1.2. Liberdade horária

Acreditemos ou não, existem dois tipos de pessoas, as matinais e as noturnas, apesar de podermos mudar o nosso tipo ao longo da vida, não conseguimos mudar o facto de sermos claramente mais produtivos e/ou criativos num certo horário. Quando promovemos a liberdade horária, estamos não só a permitir com que cada membro da equipa escolha o horário que for melhor para si, como estamos a diminuir a probabilidade de termos de lidar com bloqueios criativos.

1.3. Liberdade de planeamento 

Dar a liberdade de cada elemento, dentro dos prazos de entrega estabelecidos, selecionar quando trabalha em cada projeto, qual a ordem e quanto tempo lhe dedica é sem dúvida um motor para a criatividade rolar. Às vezes não estamos inspirados para fazer determinado projeto, mas um outro está a fluir às mil maravilhas, só ter oportunidade de trocar e seguir o que está a fluir, torna sem dúvida os resultados dos dois muito mais promissores. 

Dar a liberdade de planeamento à equipa de poder pesquisar, estudar a aprofundar determinados temas quando sentirem necessidade pode também trazer resultados incríveis e diferenciadores, que nunca teria se a única hipótese for produzir sem qualquer referência, pesquisa ou estudo. 

2. Elogie as ideias (mesmo quando dão errado!)

Não há nada melhor para estimular determinada ação no outro do que elogiar essa mesma ação. O ser humano gosta de agradar o outro, pelo que, tem tendência a repetir determinada tarefa quando foi elogiado numa primeira vez. Assim sendo, é importante elogiar sempre que surge uma nova ideia. Mesmo que a ideia possa à partida não ser viável, só a ação de ter sido pensada e de haver pro-actividade deve ser valorizada. 

As ideias previamente elogiadas não devem ser descredibilizadas quando dão errado. Quanto mais loucas forem as ideias maior a taxa de incerteza. Quando nos propomos a fazer algo nunca feito, expomos-nos ao erro (na mesma medida que ao sucesso). Assim sendo, não descredibiliza uma ideia só porque ela deu errado, estará a incentivar o medo de dar novas ideias e a condenar a próxima excelente ideia que irá mudar o seu projeto ou empresa.  

3. Dinamize o espírito criativo de grupo

Duas mentes pensam melhor do que uma e também criam melhor do que uma, se soubermos aplicar técnicas de grupo que promovam a criatividade, o brainstorming é das técnicas mais poderosas quando o objetivo é reunir um grupo de pessoas e produzir o máximo de ideias possíveis.

3.1. Brainstorming

Brainstorming é uma técnica que pode ser utilizada para estimular a criatividade e a criação de ideias (traduzido à letra é uma tempestade de ideias). Consiste em reunir um grupo de participantes que devem expor ideias e debater em conjunto.

3.1.1. Dicas para fazer um bom brainstorming

3.1.1.1. Selecionar um local apropriado 

O local onde se realizam os brainstormings devem ser bem selecionados para que não condicionem os resultados da actividade. Escolha um local que seja calmo para não distrair os participantes mas que ao mesmo tempo permita que falem alto sem problema de incomodar outras pessoas à volta. É importante que o foco esteja na actividade. 

Se possível, tenham uma parede onde colocar as ideias e reunir os participantes de pé, para que não sintam a descontração e conforto de estar sentado e abrandem o ritmo de criação. A primeira fase de um brainstorming não deve ser longa de forma a que os participantes não percam o foco. 

3.1.1.2. Leve post-its e canelas

Muito importante que todos os participantes tenham alguns post-its e uma caneta de forma a poderem anotar as suas ideias.

3.1.1.3. Utilizar um contador de tempo

A ideia é que por ordem todos criem uma ideia diferente, sendo que existe tempo (alguns segundos) entre participantes para estimular a rapidez de pensamento e criatividade do grupo. 

3.1.1.4. Não há más ideias

Na primeira fase de brainstorming que é a fase de criação de ideias, não existem más ideias. Não existem ideias impossíveis, tudo é válido e tudo deve ser aceite. A rapidez de escrita de uma ideia no post-it entre participantes promove a ausência de filtro ou criação de barreiras.

3.1.1.5. Escolher um moderador

Escolher dentro do grupo uma pessoa para assumir o papel de moderador é essencial para um bom brainstorming. 

O moderador não vai acrescentar ideias mas vai:

  • Mediar o diálogo entre todos os participantes
  • Colar os post-its na parede à medida que cada participante escreve e apresenta a sua ideia
  • Contar a o tempo entre participantes e promove o dinamismo da actividade
  • Não permitir que ideias apresentadas nesta fase sejam refutadas pelos participantes

O moderador pode ser trocado a meio da actividade de forma a 

todos poderem participar.

3.1.1.6. Debater sobre o resultado e seleção das melhores ideias

No final, já com a parede cheia de ideias, é hora de debater todas e selecionar as melhores ideias. Agora sim, é fase de pensar e refutar ideias não viáveis, ou explorar ideias que possam ser melhoradas.

Essencialmente cada equipa é uma equipa, saber ler as pessoas que a constituem é meio caminha andado para perceber se que forma podemos nós promover a criatividade de cada um. Uma cultura de liberdade permitirá sempre e em qualquer equipa potenciar a criatividade, se claro, todos souberem a responsabilidade que a liberdade acarreta.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.