3 exemplos do potencial da realidade aumentada no marketing

São várias as tecnologias que têm vindo a ser utilizadas como ferramentas de marketing. Algumas das mais recentes foram muito potenciadas pela crescente digitalização do mercado global. Este é o caso da realidade aumentada, uma tecnologia que é tendência para 2021 e que já é utilizada por várias marcas na sua comunicação e marketing.

Neste artigo explicamos o que é a realidade aumentada, como funciona e de que forma está a ser aplicada.

O que é a realidade aumentada

Muitas vezes a realidade aumentada é confundida com a realidade virtual. Na verdade, estas são tecnologias bastante diferentes. A realidade aumentada é uma tecnologia que permite a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Um dos exemplos mais conhecidos da aplicação de realidade aumentada é o jogo Pokemon Go que permite visualizar os famosos pokémons no nosso ambiente real. Foi com este jogo que esta tecnologia se tornou tão popular.

Atualmente esta tecnologia inicialmente utilizada pelo mundo do gaming está a crescer em popularidade em outras áreas como é o caso do turismo e do marketing. 

Como funciona a realidade aumentada

A realidade aumentada funciona de forma simples. Através da utilização de um software que permite projetar um elemento em 3 dimensões no ambiente físico.

Para tal é necessário uma app que recorrendo à câmara do dispositivo do utilizador permite ler o ambiente em redor e projetar o elemento virtual.

Exemplos do potencial da realidade aumentada no marketing

Já percebemos o que é e como funciona a realidade aumentada, mas de que forma esta tecnologia pode ser utilizada no marketing?

  1. Experimentação

A utilização da realidade aumentada para efeitos de experimentação é uma aplicação muito relevante para o marketing. Neste caso, a tecnologia é utilizada para que o cliente possa experimentar e visualizar o produto no seu ambiente real antes de efetuar a compra. Esta funcionalidade para alguns negócios onde a experimentação é valorizada é uma mais valia sobretudo na promoção da compra online. 

Um exemplo desta aplicação de realidade aumentada surge pela autoria da marca IKEA. A marca de mobiliário sueca desenvolveu uma app, a IKEA place, que permite simular a forma como os produtos IKEA podem funcionar na decoração dos espaços dos clientes. Desta forma o cliente consegue projetar os ambientes antes de adquirir as peças IKEA percebendo como funcionarão no espaço real.

  1. Interação

Outra utilização relevante da realidade aumentada é na criação de momentos de interação. Desta forma consegue enriquecer a experiência do consumidor fornecendo conteúdos adicionais interativos.

Um exemplo da utilização da realidade aumentada para criação de interação é o museu nacional de história natural em Lisboa. Utilizando esta tecnologia o museu permite que os seus visitantes sobreponham a sua própria pele sobre os ossos apresentados na exposição. Criando esta interação tornam a experiência de viver a exposição muito mais memorável e relevante.

  1. Divulgação

A utilização da realidade virtual para a divulgação é talvez a forma mais comum e simples de utilizar esta tecnologia para efeitos de marketing. Através da criação de filtros permite-se que os utilizadores participem ativamente na divulgação de uma ação.

Um exemplo de sucesso nesta área foi o lançamento do filme Batman vs Superman, onde a equipa responsável pela promoção do filme desenvolveu um conjunto de filtros para Snapchat com as personagens principais do filme. Assim os utilizadores tiveram uma ação proativa na divulgação do filme.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.