Para fazer um orçamento de marketing completo e consistente, é preciso estar por dentro das tendências do mercado, que está em constante mudança.
De modo a estabelecer as metas do seu planeamento financeiro de marketing, é essencial ter objetivos bastante claros.
Por exemplo, se o objetivo da sua empresa é consolidar-se como autoridade numa determinada área ou assunto, o orçamento deverá ser direcionado para ações de posicionamento da marca. Caso o foco seja vender, deverá investir para fazer com que o produto oferecido pela marca seja visto pelo maior número possível de potenciais clientes.
Saber o objetivo final ajuda a estabelecer uma margem de segurança para os investimentos e a delimitar a área na qual as ações estarão focadas.
É claro que, no marketing, muitas novas estratégias são adicionadas no decorrer do plano de ação, devido às inovações constantes da área, mas ter um mapa base de atuação traz segurança e consistência ao orçamento.
O público-alvo também deve ser previamente estudado. Saber bem que diferentes públicos-alvo exigem diferentes abordagens, e conhecer de antemão essas mesmas abordagens facilita a otimização dos recursos investidos em marketing e o sucesso de cada uma das ações.
Após definir os investimentos, lembre-se de mantê-los sempre em vista.
A relação entre o retorno obtido e o seu investimento será essencial para ter sucesso no projeto.
Posto isto, apresentamos-lhe hoje, 3 plataformas que o irão ajudar a controlar o seu orçamento de marketing:
eKyte
Esta plataforma pode ajudá-lo em várias vertentes do marketing digital, entre elas definir e divulgar estratégias e processos de marketing, organizar padrões da marca, criar planos de marketing, ideias, listas e lembretes.
Permite-lhe planear de forma eficiente a estratégia de campanhas, utilizando modelos, definindo objetivos, táticas, calendário e o orçamento.
Hive9
O Hive9 permite que faça um planeamento de acordo com a sua estratégia de entrada no mercado, ao mesmo tempo em que se alinham com o setor financeiro.
Pode realizar os seus orçamentos financeiros e conectá-los aos seus planos de marketing.
O dinheiro é mapeado diretamente para o orçamento financeiro e o plano de marketing ao mesmo tempo, para que saiba sempre que gastos está a ter.
Trend2B
De entre outros serviços que esta plataforma disponibiliza, existe o SIM, um software as a service, que permite que realize com maior facilidade o controlo do seu orçamento de marketing pois oferece uma visão consolidada e/ou individual de cada tipo de estratégia (canais de distribuição, gestão de produtos, etc).
Para além deste controlo, a Trend2B tem outras vantagens como uma maior agilidade e organização nos projetos, identificação de oportunidades, melhor integração das ações de marketing, diminuição de falhas humanas e maior facilidade para auditoria e compliance.