Tem um negócio próprio ou está a pensar em iniciar um? Se é empreendedor deve estar familiarizado com o conceito de nicho de negócio. Os negócios de nicho mostram ter resultados acima da média. Porquê? Neste artigo explicamos o que é um nicho e apresentamos 4 benefícios de focar o seu negócio num nicho

O que é um nicho de mercado

Um nicho de mercado é uma pequena parcela de um grupo de consumidores dentro de um determinado ramo de negócio. Este grupo de consumidores têm em comum um conjunto de características, comportamentos e dores específicos que os diferenciam dos restantes. 

Qual a importância de definir um nicho de mercado

Definir um nicho de mercado é importante porque permite-lhe explorar uma área com menos concorrência. Ou seja, se entrar num mercado mais generalista terá de efetuar um maior esforço para conseguir angariar quota de mercado por estar a competir com mais empresas e por existir uma ampla oferta. Terá de comunicar para um público mais amplo e por sua vez com características mais díspares.

Ao definir um nicho de mercado e ao atacar esse nicho em específico encontra menos concorrência e tem a possibilidade de se destacar focando na solução de um problema em específico.

4 benefícios de  focar o seu negócio num nicho de mercado

1. Mais facilidade em se destacar

Ao trabalhar um nicho de mercado específico a principal vantagem é conseguir com maior facilidade destacar-se dos restantes concorrentes. Focar-se num nicho oferece a possibilidade de responder a uma dor de um grupo de consumidores específico e com isso comunicar de forma mais direcionada. Além disso, por trabalhar para um grupo de pessoas com muito em comum, a sua marca será mais alinhada com o seu potencial cliente, aumentando a possibilidade de conversão.

2.  Possibilidade de agregar valor aos seus produtos

Outro grande benefício de trabalhar para um nicho de mercado é pela possibilidade de agregar valor aos seus produtos. Ao focar-se numa dor do consumidor em específico vai encontrar uma maior abertura desse público em adquirir o seu produto por um valor superior. Além do mais, terá um menor número de concorrentes e ao existir menos oferta neste nicho não terá necessidade de concorrer por preço.

3. Necessidade de menor investimento

Ao ter um negócio de nicho vai perceber que o marketing digital, pelo seu potencial de hipersegmentação é a melhor opção para comunicar os seus produtos. Uma vez que o valor de investimento em publicidade online está diretamente relacionado com o nível de concorrência a competir por esse espaço, ao optar por trabalhar um nicho terá uma menor necessidade de investimento.

4. Atingir um público mais interessado

O tipo de público de nicho é sem dúvida um enorme benefício. Visto que o grupo de consumidores de nicho tem um conjunto de dores e comportamentos em comum bastante específicos normalmente mostra-se mais interessado em produtos que dão uma resposta ao seu problema específico.

Share This

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry

Leave a comment

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Copyright ©  DigitalUP. All Rights Reserved.

Copyright ©  DigitalUP. All Rights Reserved.