Se quer causar impacto nas suas promoções, oferecemos pequenas dicas de design para que a sua marca tenha destaque e relevância no mercado
Cores e Tipografia
A cor impacta a percepção que as pessoas têm da marca, e que irá invocar sentimentos sobre a mesma. A seleção das cores deve ser feita de maneira a não causar transtorno, mas sim impacto. O uso do contraste entre cores, deverá ser aproveitada se pretende captar a atenção do seu público.
- exemplos de bom contraste
Como é possível constatar nas imagens acima, o uso tipográfico influencia a disposição da informação de maneira a ficar clara e efetiva.
Deve-se dar highlight da informação mais relevante (Exemplo: logo e/ou Catchphrase). Os leitores tendem a gravitar para os títulos a bold primeiro, e posteriormente lêem a restante informação.
A disposição dos elementos visuais e textuais vão guiar o olho do leitor para a direção correta.
Gifs ou Vídeo
Caso pretenda destacar-se a outros ads, o uso de vídeo/gif é uma excelente abordagem.
Vídeos/Gifs são uma maneira excelente de comunicar à audiência, e de providenciar maior engagement.
- Gif publicitário starbucks
Link para o gift : https://pt-pt.facebook.com/Starbucks/videos/2522827611377965/
Este gif causa impacto suficiente, de tal maneira que não precisa de ajuda tipográfica.
Devido ao seu formato, anúncios de vídeo oferecem aos anunciantes oportunidades únicas de envolver e converter clientes.
Vídeos são concisos, relacionáveis e permitem criar um storytelling.
“27.4 times more likely to click-through online video ads than standard banners”
– MediaMind
Estilo
O estilo é a combinação de todos os elementos visuais, que permite transmitir a aparência da marca.
Deve-se respeitar sempre o estilo para haver consistência e estética.
- Ads da Fundação Ondazul
É notório que os anúncios pertencem à mesma marca devido à consistência nos elementos visuais e textuais. Isto não impossibilita diversidade. Pode-se e deve-se fazer variações para não ficar demasiado monótono, mas nunca saindo das regras da marca – tipografia, uso de cores, etc.
Música
O uso de música nos anúncios cria uma associação da música ao produto.
Este método torna a experiência da marca melhor por:
- Invoca emoção — uso de músicas nostálgicas, melancólicas, e até mesmo tecnológicas marcam o tom do que o anúncio quer transparecer;
- Cria uma história — a música oferece pistas dos momentos importantes da história, de maneira dramática ou subtil;
- Levam à acção — capacidade de invocar inspiração e emoção o que posteriormente levará à acção;
- Super Bock “Momentos” 2008
Link para o ad: https://www.youtube.com/watch?v=veWGOYFuXbI
- Canto de Natal Vodafone Portugal
Link para o ad: https://www.youtube.com/watch?v=d3iiW7sAXPw
Pode-se concluir que a música é uma das melhores maneiras de criar experiência. Garantidamente, criam-se sentimentos associados à marca pela música.