Escolher um tipo de letra para a marca é um processo trabalhoso e extenuante. Assim sendo, oferecemos passos que deve seguir quando estiver num impasse criativo.
Entender a Identidade da Marca
Antes de avançar com a escolha do tipo de letra, deve-se compreender intrinsecamente os valores que queremos transmitir da marca. Se pretende que a marca tenha um tom formal e autoritário, poderá escolher uma fonte serifada, enquanto que, se a marca tiver um tom mais divertido ou moderno, poderiam optar por uma não-serifada.
Pesquisar fontes
Após o estudo e entendimento do que querem transmitir com a marca, começa-se o processo de seleção de fontes. Aqui estuda-se o impacto que cada tipo de letra tem e como deve estar em uníssono com os valores da marca.
A anatomia da fonte, particular em cada caso, irá influenciar a percepção da pessoa com a marca.
Versatilidade e Legibilidade
Se o seu logo for tipográfico, ou tiver um elemento tipográfico, deve certificar-se que é legível. Se pretender comunicar a sua marca em painéis publicitários, ou outros lugares de grande dimensão, um tipo de letra bold poderá ser usado para dar destaque.
Hierarquia Tipográfica
Certifique-se de criar uma composição tipográfica apelativa ao olhar do visualizador. Manter a hierarquia de “Título” com maior destaque que “Subtitulo” e por assim adiante. Este destaque pode ser feito através do tamanho, e estilo da fonte.