4 ferramentas da Google essenciais para o seu negócio

Já nenhum negócio sobrevive sem estar no digital, mesmo que seja um negócio local. Com esta digitalização surgiram inúmeras ferramentas que ajudam os negócios e os empreendedores.

A Google disponibiliza variadissimas ferramentas, muitas delas gratuitamente. Estas ferramentas revelam uma utilidade gigantesca para as empresas. Neste artigo falamos das quatro ferramentas da Google que são essenciais para o seu negócio.

1. Google MyBusiness

O Google MyBusiness é um dos primeiros pontos de contacto com a maioria das empresas no digital. Funciona quase como o registo da sua empresa no motor de busca (como se fosse o contacto da sua empresa nas tradicionais listas telefónicas.)

Nesta plataforma gratuita da Google podes criar um perfil para a tua empresa com várias informações como: nome; telefone; website; lista de produtos ou serviços, horário de funcionamento e fotografias. Permite também que os teus clientes façam avaliações do teu negócio que depois ficam visíveis para outros utilizadores.

Outra grande vantagem de utilizar o Google Mybusiness é que fica diretamente ligado ao Google maps. Quando os utilizadores precisarem de obter as direções para o seu espaço físico conseguem fazê-lo de forma simples com poucos cliques.

2. Google Trends

O Google trends, tal como o nome indica, é uma plataforma disponibilizada pela Google para análise de tendências. Com a utilização desta plataforma consegue analisar os termos tendência em todo o mundo e comparar assuntos relacionados para compreender o que é mais pesquisado por um conjunto de utilizadores.

Esta ferramenta é essencial para obter insights relevantes sobre assuntos que relacionados com o seu negócio, compreendendo qual é a resposta do mercado em relação a esses termos.

3. Google ads

O Google ads é a plataforma de publicidade da Google. Não sendo uma plataforma gratuita, uma vez que tem de pagar pelos resultados dos seus anúncios, é uma plataforma super completa e com imensas funcionalidades de publicidade que se adaptam ao tipo de negócio que pratica.

Para além da área de criação de publicidade, o Google ads tem mais ferramentas que podem ser úteis para o seu negócio que não necessitam de pagamento. É o caso do Keyword planning, a ferramenta de análise de keywords que pode não só ser criada no âmbito da implementação de anúncios mas também para retirar dados essenciais para trabalhar o SEO e o conteúdo do seu website ou landing page.

4. Google analytics

O Google analytics é a ferramenta de análise de performance da Google. Ao integrar o Google analytics na sua página consegue analisar e avaliar tudo o que se passa dentro do seu website. 

Esta ferramenta é útil para medir, por exemplo, as sessões e as conversões que surgem através do site mas também avaliar a performance e o correto funcionamento do próprio site.

Outro insight interessante e muito relevante que se consegue a partir da utilização do Google analytics são dados relativos ao público que visita a página, que lhe permite analisar os seus comportamentos.

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