4 formas de utilizar o storytelling para potenciar a sua marca

Já aqui falámos sobre a importância do marketing de conteúdo e até demos dicas práticas sobre como produzir conteúdo relevante para a sua marca. Nesses artigos é possível que se tenha cruzado uma ou outra ver com o termo storytelling. Mas afinal o que é o storytelling e como é que o pode utilizar para potenciar a sua marca?

Hoje apresentamos 4 formas de utilizar o storytelling para potenciar a sua marca.

O que é o storytelling

Storytelling não é nada mais nada menos do que a arte de contar histórias. Histórias autênticas que ajudam o público a conectar-se com a  sua marca. É a capacidade de comunicar algo de forma a que emocione que consome o seu conteúdo. 

Mas de que forma pode o storytelling potenciar a sua marca?

4 formas de utilizar o storytelling

  1. Influenciar

Influenciar é um dos principais objetivos do marketing. Muitas marcas tentam ativamente influenciar o seu potencial cliente através de mensagens diretas e comerciais. Mas será que esta forma é efetiva? Utilizar técnicas de storytelling para influenciar o público alvo é uma forma muito mais eficiente. Como? Criando uma história como se fosse sua com que o seu público se relacione tomando a sua ação como a solução para os seus problemas.

  1. Envolver

Ter uma maior interação nas redes sociais é um dos objetivos de marketing e comunicação mais comuns. Mas porque será tão difícil? Provavelmente porque não está a conseguir envolver o seu público. Uma vez mais construa uma história com detalhes vívidos e que utilize metáforas que apelem a sensações. Esta é a forma mais direta de envolver o público no seu conteúdo. 

  1. Informar

Incluir conteúdos informativos é particularmente importante de incluir na sua estratégia de conteúdo. Mas de que forma pode utilizar o storytelling na construção dos seus conteúdos. Partilhe exemplos reais de casos que venham comprovar a informação que está a partilhar. As pessoas relacionam-se com pessoas e a partilha de casos reais facilita a conexão e retenção da informação.

  1. Emocionar

Criar conteúdo que emocione é sem dúvida um desafio. Uma das formas de utilizar o storytelling para emocionar o público é através da utilização de gatilhos relacionados com experiências de dor, prazer e superação. O importante é que o seu público termine o conteúdo com uma emoção no espectro da alegria pelo que se opta por utilizar a dor como gatilho deve apresentar a solução para essa dor representando a superação da mesma.

Precisa de ajuda para aplicar técnicas de storytelling nos seus conteúdos. Conheça os talentosos produtores na área de redação de conteúdos que o podem ajudar neste processo,

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.