Hoje em dia, com o avanço tecnológico e a facilidade de acesso à internet, as redes sociais são uma oportunidade de conquistar o público-alvo nos primeiros momentos, através de conteúdo de qualidade, informação e interatividade.
A comunicação entre clientes e empresas foi ampliada pelo desenvolvimento das plataformas de comunicação digitais. Mas com tantas opções disponíveis de redes sociais para empresas, muitos empreendedores acham que é necessário estar presente em todas para alavancar o seu negócio, porém, não adianta definir que vai criar contas em todas as redes sociais. Para além de ser um método que vai, possivelmente, saturar as suas capacidades de produzir conteúdo adaptado a cada rede social (e às ferramentas de comunicação destas), rapidamente entenderá que não tem os mesmos resultados em todas as redes sociais.
Essas ferramentas devem ser usadas de forma estratégica e personalizada, para que consiga retirar todos os benefícios e entregar valor aos consumidores.
Neste artigo falamos em 4 passos que deve seguir para perceber quais são as redes sociais nas quais deve apostar.
→ Delinear uma estratégia de comunicação coerente
Antes de decidir em que redes sociais vai estar presente, é essencial pensar na sua estratégia de comunicação, pois será uma mais valia para avaliar prós e contras de cada plataforma.
- Definir objetivos;
- Definir a persona;
- Verificar o orçamento disponível;
- Elaborar uma estratégia criativa;
- Avaliar e acompanhar os resultados obtidos.
→ Definir qual é o objetivo da presença nas redes sociais
Saber detalhadamente o que leva a querer alocar o seu negócio às redes sociais.
- aumentar vendas;
- aumentar a notoriedade da marca;
- canalizar tráfego para o website;
- aumentar subscrições;
- fidelizar clientes.
→ Estabelecer o seu público-alvo
A quem se dirige e para quem o seu produto ou serviço se destina?
- Empresas B2B, B2C ou consumidor final;
- Faixa etária;
- Hábitos de consumo;
- Objetivos e necessidades;
- Comportamento nas redes sociais.
→ Conhecer cada rede social que definiu como importantes para o seu negócio
Além de conhecer como funciona cada uma das redes sociais, é importante considerar o público que se encontra em cada uma, observando o perfil de clientes que deseja atingir, para saber o tipo e o formato de conteúdo que deve produzir de acordo com o seu propósito, de forma a construir uma audiência de qualidade e educar o seu público quanto ao mercado de atuação.