Definir o orçamento de marketing é normalmente uma tarefa que levanta algumas dificuldades. O que devo contemplar no orçamento? Como defino o investimento em publicidade? São algumas das dúvidas mais frequentes.
O que vão encontrar neste artigo
- O que é o orçamento de marketing
- Porque deve criar um orçamento de marketing
- 4 passos para definir o seu orçamento de marketing
O que é o orçamento de marketing
O orçamento de marketing, como o próprio nome indica, é o valor monetário que tem disponível para investir em marketing.
Este orçamento normalmente vem anexado ao plano de marketing e deve incluir todos os custos associados ao desenvolvimento das atividades de marketing como a subscrição de plataformas (ex. Plataforma de gestão de redes sociais, servidores, etc..), o investimento publicitário (online e offline), a contratação de recursos externos (designers, agências etc…) e outras atividades de promoção (ex. Impressão de material publicitário, participação em eventos, ect.).
Porque deve criar um orçamento de marketing
A construção do orçamento de marketing no momento de desenvolvimento do plano de marketing traz várias vantagens. É o que permite à empresa ter uma previsão de quanto necessitará de investir para atingir os objetivos propostos, mas também a pensar em ações viáveis de acordo com a verba disponível para o efeito.
4 passos para definir o seu orçamento de marketing
Defina objetivos
O primeiro passo é definir objetivos. Só tendo objetivos definidos é que vai conseguir perceber que ações necessita para atingir esses objetivos e quanto terá que investir para ser bem sucedido.
Defina uma verba com base na sua margem
O segundo passo é definir uma verba com base na sua margem. A forma mais fácil de estipular esta verba é analisando os resultados de vendas do período homólogo e estipular uma percentagem desse resultado para investimento em marketing. Normalmente o orçamento de marketing varia entre 5% e 10% do resultado do período homólogo.
Calcule o retorno estimado
O terceiro passo para validar a verba disponível é calcular o retorno estimado. Ou seja, com base nos objetivos definidos no passo 1, perceber se a verba definida no passo 2 está adequada.
Documente todos os custos associados ao seu marketing
O último passo é documentar todos os custos previstos no orçamento de marketing. Criar um documento com o orçamento previsto e incluir uma área onde poderá ir analisando os custos reais e perceber se estão a ocorrer variações ao seu orçamento.