4 passos para definir o seu orçamento de marketing

Definir o orçamento de marketing é normalmente uma tarefa que levanta algumas dificuldades.  O que devo contemplar no orçamento? Como defino o investimento em publicidade? São algumas das dúvidas mais frequentes. 

O que vão encontrar neste artigo

  1. O que é o orçamento de marketing
  2. Porque deve criar um orçamento de marketing
  3. 4 passos para definir o seu orçamento de marketing

O que é o orçamento de marketing

O orçamento de marketing, como o próprio nome indica, é o valor monetário que tem disponível para investir em marketing. 

Este orçamento normalmente vem anexado ao plano de marketing e deve incluir todos os custos associados ao desenvolvimento das atividades de marketing como a subscrição de plataformas (ex. Plataforma de gestão de redes sociais, servidores, etc..), o investimento publicitário (online e offline), a contratação de recursos externos (designers, agências etc…) e outras atividades de promoção (ex. Impressão de material publicitário, participação em eventos, ect.).

Porque deve criar um orçamento de marketing

A construção do orçamento de marketing no momento de desenvolvimento do plano de marketing traz várias vantagens. É o que permite à empresa ter uma previsão de quanto necessitará de investir para atingir os objetivos propostos, mas também a pensar em ações viáveis de acordo com a verba disponível para o efeito.

4 passos para definir o seu orçamento de marketing

Defina objetivos

O primeiro passo é definir objetivos. Só tendo objetivos definidos é que vai conseguir perceber que ações necessita para atingir esses objetivos e quanto terá que investir para ser bem sucedido.

Defina uma verba com base na sua margem

O segundo passo é definir uma verba com base na sua margem. A forma mais fácil de estipular esta verba é analisando os resultados de vendas do período homólogo e estipular uma percentagem desse resultado para investimento em marketing. Normalmente o orçamento de marketing varia entre 5% e 10% do resultado do período homólogo.

Calcule o retorno estimado

O terceiro passo para validar a verba disponível é calcular o retorno estimado. Ou seja, com base nos objetivos definidos no passo 1, perceber se a verba definida no passo 2 está adequada.

Documente todos os custos associados ao seu marketing

O último passo é documentar todos os custos previstos no orçamento de marketing. Criar um documento com o orçamento previsto e incluir uma área onde poderá ir analisando os custos reais e perceber se estão a ocorrer variações ao seu orçamento.

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