Quando começamos a empreender é muito comum sentirmos uma vontade enorme de pôr as mãos na massa e passar à ação. No entanto, este não é o melhor caminho e na grande maioria das vezes resulta num desperdício de tempo e recursos. O primeiro passo deve ser sempre planear!
Neste artigo vai encontrar:
- Porque deve planear
- Como deve construir um plano
- Quatro planos essenciais para alavancar o seu negócio
Porque deve planear
Quando estamos entusiasmados com um projeto sentimos aquele formigueiro e a inquietude de querer fazer coisas. Esta energia é ótima e é absolutamente essencial para concretizar e atingir objetivos. No entanto, esta ânsia leva-nos a cometer alguns erros. O maior desses erros é saltar a primeira fase de planeamento.
Planear é absolutamente essencial para qualquer projeto. Seja no lançamento de um novo negócio ou nas ações que se pretende implementar num negócio já existente é nesta fase do plano que tem a oportunidade de parar, analisar e definir um conjunto de ações que vão realmente fazer a diferença.
Planear vai ajudá-lo a:
- Ter uma noção clara dos objetivos que quer atingir e quando os quer atingir;
- Ter um mapa de ações definido com momentos específicos e estratégicos;
- Ter a noção clara dos recursos que vai necessitar em cada fase do plano de ação;
- Prever potenciais dificuldades que possam surgir e definir estratégias para as ultrapassar.
Como construir um plano
Para construir um plano não necessita de seguir um modelo específico. O melhor modelo é o que se adequa a si e à sua equipa. No entanto é muito importante que o seu plano fique documentado para que possa ser consultado e modificado sempre que necessário.
Para construir um plano existem alguns passos que são importantes de ser seguidos:
- Analise a situação atual. Defina o seu ponto de partida.
- Defina objetivos específicos, claros e mensuráveis
- Construa um plano de ação com datas específicas
- Identifique os recursos necessários para que consiga cumprir o seu plano com sucesso.
Quatro planos essenciais para alavancar o seu negócio
Planear é essencial para qualquer negócio. Mas há 4 planos que são absolutamente essenciais para alavancar o seu negócio:
1. Plano de negócio
O plano de negócio é o plano macro que qualquer empresa deve ter. Neste plano é onde vai definir a estrutura da sua empresa, a sua oferta, os recursos que vai necessitar, o investimento que vai necessitar de fazer e estimar os seus objetivos financeiros. Normalmente este plano é definido no início de atividade de uma empresa ou quando surge um projeto estrutural. Costuma prever os primeiros 3 a 5 anos e é de extrema importância analisar a viabilidade de um projeto.
2. Plano de marca
A sua marca é um ativo do seu negócio. Como tal deve existir um plano de marca específico. Neste plano é onde vai efetuar um estudo mais profundo e detalhar a estratégia para a sua marca. É neste plano que vai definir questões essenciais que muitas vezes são negligenciadas como o propósito, os valores e o tom de voz da marca. No fundo é a primeira fase da definição da identidade da sua marca.
3. Plano de marketing
O plano de marketing deve ser desenvolvido anualmente. Muitos empreendedores confundem o plano de marketing com a estratégia de comunicação. No plano de marketing explora todas as dimensões do seu negócio, o marketing mix. Neste mix está incluído a definição do produto, preço, distribuição, promoção (divulgação) e no caso dos serviços ainda os processos, pessoas e evidências físicas.
O plano de marketing apresenta também os objetivos de negócio, marketing e comunicação para esse ano, assim como o orçamento de marketing.
4. Plano de comunicação
Por fim, o plano de comunicação é o plano mais específico. Este plano é no fundo um plano mais detalhado da estratégia de promoção definida no plano de marketing. Neste plano já são apresentadas ao detalhe todas as ações a ser realizadas durante o período definido.