Quando começamos a empreender é muito comum sentirmos uma vontade enorme de pôr as mãos na massa e passar à ação. No entanto, este não é o melhor caminho e na grande maioria  das vezes resulta num desperdício de tempo e recursos.  O primeiro passo deve ser sempre planear! 

Neste artigo vai encontrar:

  1. Porque deve planear
  2. Como deve construir um plano
  3. Quatro planos essenciais para alavancar o seu negócio

Porque deve planear

Quando estamos entusiasmados com um projeto sentimos aquele formigueiro e a inquietude de querer fazer coisas. Esta energia é ótima e é absolutamente essencial para concretizar e atingir objetivos. No entanto, esta ânsia leva-nos a cometer alguns erros. O maior desses erros é saltar a primeira fase de planeamento.

Planear é absolutamente essencial para qualquer projeto. Seja no lançamento de um novo negócio ou nas ações que se pretende implementar num negócio já existente é nesta fase do plano que tem a oportunidade de parar, analisar e definir um conjunto de ações que vão realmente fazer a diferença.

Planear vai ajudá-lo a:

  • Ter uma noção clara dos objetivos que quer atingir e quando os quer atingir;
  • Ter um mapa de ações definido com momentos específicos e estratégicos;
  • Ter a noção clara dos recursos que vai necessitar em cada fase do plano de ação;
  • Prever potenciais dificuldades que possam surgir e definir estratégias para as ultrapassar.

Como construir um plano

Para construir um plano não necessita de seguir um modelo específico. O melhor modelo é o que se adequa a si e à sua equipa. No entanto é muito importante que o seu plano fique documentado para que possa ser consultado e modificado sempre que necessário.

Para construir um plano existem alguns passos que são importantes de ser seguidos:

  • Analise a situação atual. Defina o seu ponto de partida.
  • Defina objetivos específicos, claros e mensuráveis
  • Construa um plano de ação com datas específicas
  • Identifique os recursos necessários para que consiga cumprir o seu plano com sucesso.

Quatro planos essenciais para alavancar o seu negócio

Planear é essencial para qualquer negócio. Mas há 4 planos que são absolutamente essenciais para alavancar o seu negócio:

1. Plano de negócio

O plano de negócio é o plano macro que qualquer empresa deve ter. Neste plano é onde vai definir a estrutura da sua empresa, a sua oferta, os recursos que vai necessitar, o investimento que vai necessitar de fazer e estimar os seus objetivos financeiros. Normalmente este plano é definido no início de atividade de uma empresa ou quando surge um projeto estrutural. Costuma prever os primeiros 3 a 5 anos e é de extrema importância analisar a viabilidade de um projeto. 

2. Plano de marca

A sua marca é um ativo do seu negócio. Como tal deve existir um plano de marca específico. Neste plano é onde vai efetuar um estudo mais profundo e detalhar a estratégia para a sua marca. É neste plano que vai definir questões essenciais que muitas vezes são negligenciadas como o propósito, os valores e o tom de voz da marca. No fundo é a primeira fase da definição da  identidade da sua marca.

3. Plano de marketing

O plano de marketing deve ser desenvolvido anualmente. Muitos empreendedores confundem o plano de marketing com a estratégia de comunicação. No plano de marketing explora todas as dimensões do seu negócio, o marketing mix. Neste mix está incluído a definição do produto, preço, distribuição, promoção (divulgação) e no caso dos serviços ainda os processos, pessoas e evidências físicas. 

O plano de marketing apresenta também os objetivos de negócio, marketing e comunicação para esse ano, assim como o orçamento de marketing.

4. Plano de comunicação

Por fim, o plano de comunicação é o plano mais específico. Este plano é no fundo um plano mais detalhado da estratégia de promoção definida no plano de marketing. Neste plano já são apresentadas ao detalhe todas as ações a ser realizadas durante o período definido.

Share This

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow1Love0Sad0Angry

Leave a comment

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Copyright ©  DigitalUP. All Rights Reserved.

Copyright ©  DigitalUP. All Rights Reserved.