Está a pensar em criar uma marca? Hoje em dias são muitos os que se aventuram no mundo do empreendedorismo e se lançam na criação de marcas.
Neste artigo apresentamos 5 coisas que deve ter em conta quando cria uma marca:
- Qual é o seu propósito
- Quem é o seu público
- Quem são os seus concorrentes
- Que valores quer transmitir
- Qual é o seu conceito

1. Qual é o seu propósito
Já aqui falámos várias vezes sobre o propósito. Este é o primeiro ponto sobre o qual deve refletir quando pensa em criar uma marca. É aqui que vai definir o porquê da sua marca existir e qual a promessa de valor para os seus clientes.
2. Quem é o seu público
Outro fator essencial a ter em conta é a definição do seu público. A quem é que se destina a sua marca? Quais são as suas necessidades? O que valorizam? Quais são os seus hábitos. Conhecer o seu público é absolutamente essencial para construir uma marca de sucesso.
3. Quem são os seus concorrentes
A terceira coisa que deve analisar diz respeito ao mercado em que está inserido e na identificação dos seus concorrentes. Estudar a concorrência vai permitir-lhe criar uma marca realmente diferenciada e inovadora.
4. Que valores quer transmitir
As marcas de sucesso têm uma identidade própria bem definida assente em valores bem definidos. Pensar nos valores que quer transmitir com a sua marca pode parecer acessório mas é algo realmente importante. É através deste conjunto de valores que a sua marca se torna facilmente reconhecível pelo público.
5. Qual é o seu conceito
A última coisa que deve pensar, mas que não é de todo a menos importante, é o conceito. Marcas impactantes têm sempre um forte conceito por trás. Pensar num conceito que seja forte e que vá ao encontro da expectativa do público irá ditar o sucesso da sua marca.