Um dos maiores desafios que normalmente um empreender enfrenta está na hora de definir o valor dos seus produtos e serviços. Não chega definir um valor com base nos custos. É necessário definir um valor alinhado com a percepção que o consumidor tem do seu serviço.
Mas o que fazer quando o cliente não tem a percepção do real valor do seu serviço?
Neste artigo damos-lhe 5 dicas sobre como aumentar a percepção do valor do seu serviço.
O que influencia a percepção do valor de um serviço
Ao definir o valor de um serviço um dos obstáculos com normalmente nos deparamos é a avaliação da percepção que o cliente ou potencial cliente tem do valor do seu valor. A percepção que o cliente tem do real valor do serviço é uma componente essencial no relacionamento comercial e no desempenho de qualquer negócio.
Por perceção do valor referimo-nos à capacidade do cliente perceber os benefícios gerados pelos serviços. Esta percepção não é apenas relacionada com as características do produto em si mas também com a imagem construída pela própria marca.
Desta forma, a percepção do valor de um serviço é impactada pela imagem de marca, pela prova social e por toda a comunicação ao longo do processo de nutrição de lead, venda e pós venda
5 dicas para aumentar a percepção do valor do seu serviço
Se sente que o seu cliente não têm uma percepção clara do valor do seu serviço, as seguintes dicas vão ajudá-lo a melhorar.
- Garanta que a sua oferta está alinhada com os valores dos seus clientes
Conforme explicamos anteriormente, a percepção do valor é o resultado da imagem global que o cliente tem da sua marca. Sabemos que cada vez os clientes procuram marcas que estejam alinhadas com os seus valores e ideias. Como tal, é fundamental que na definição da sua estratégia faça uma análise profunda do público alvo e tenha o cuidado de construir a sua marca e serviços de forma a que estejam alinhados com os valores dos seus clientes e potenciais clientes.
- Invista na qualidade dos seus serviços
Pode parecer redundante afirmar que investir na qualidade dos serviços é essencial para aumentar a percepção de valor dos mesmos. No entanto, este é um dos erros mais comuns. Muitos são os negócios que perante um desfasamento entre a percepção do cliente e o real valor do seu serviço tendem a moldar os serviços prestados por forma a poderem praticar um valor mais acessível ao cliente.
Esta prática é um erro. Na verdade não tem qualquer influência na percepção do cliente, apenas vem reforçar alguma desconfiança que este já possa ter referente à qualidade do seu serviço. Por este motivo o caminho deve ser sempre o da valorização através da agregação de valor acrescentado.
- Partilhe casos de sucesso de quem já beneficiou dos seus serviços
A prova social é um dos fatores mais importantes na valorização de qualquer serviço. Os consumidores tendem a mostrar mais confiança no feedback de outros consumidores do que na palavra das marcas. Por este motivo é essencial que partilhe casos de sucesso e dê voz aos seus clientes para que eles próprios possam dar as suas opiniões reais sobre os serviços que oferece.
- Mostre versatilidade nos serviços que oferece
Uma das formas de agregar valor ao seu serviço é mostrar que ele possuí versatilidade e pode ser aplicado de múltiplas formas. É importante que o cliente tenha acesso a toda a informação sobre as funcionalidade e benefícios dos serviços que presta.
- Ofereça um serviço de apoio ao cliente irrepreensível
Quando comercializa serviços a experiência do cliente não termina no momento da compra. Por este motivo a experiência no pós-venda deve ser pensada com especial atenção.
Oferecer um serviço de apoio ao cliente irrepreensível é essencial para garantir a satisfação do seu cliente.