Audiência é um dos elementos mais importantes numa estratégia de Marketing Digital.
Construir uma base de seguidores requer tempo, esforço e conteúdo de qualidade. Uma boa forma para nos conectarmos com o nosso público é através de lives, sendo já um recurso presente em muitas redes sociais.
A pesquisa Content Trends 2019 mostrou que os vídeos são o formato de conteúdo mais consumido pelos utilizadores.
E assim, os lives nas redes sociais tornaram-se um ótimo modelo de negócio para vários setores.
Estimular o engagement em lives é uma maneira de melhorar o relacionamento com a audiência, aumentar a visibilidade da sua empresa e desenvolver a identidade da sua marca.
Quer melhorar o engagement dos seus lives? Vamos dar-lhe 5 dicas essenciais!
Conheça o seu público
Um dos critérios que o algoritmo das redes sociais considera é o nível de engagement daquele vídeo.
Por isso, deve saber para quem vai criar o live. Isso ajudá-lo-á a compreender melhor os hábitos e gostos do seu público, sendo mais fácil escolher um dia e um horário para realizar essa transmissão ao vivo e o tema que vai abordar.
Crie expectativa
Também é importante anunciar a transmissão com antecedência, de modo a que o seu público se possa preparar e sintonizar para assistir ao vivo na data e horário estipulados.
Crie expectativa à sua audiência, desperte o sentimento de que o conteúdo que será transmitido é imperdível e lembre-os de seguir a sua página para receberem notificações.
Interaja com o seu público
Incentive-o a fazer perguntas sobre a sua empresa, serviço ou produto, não esquecendo que terá de ser capaz de dar resposta a todas as perguntas.
Já em live, algo que ajuda a criar proximidade é citar o nome dos que estão a assistir. Por exemplo, assim que iniciar a transmissão e as pessoas comecem a chegar, saúde-as e responda aos comentários/perguntas que surjam, dirigindo-se a cada pessoa, pelo seu nome.
Invista em conteúdo interessante
Deve pensar no conteúdo que vai falar na transmissão de forma a ser relevante para quem vai assistir. O tema deve ser do interesse do seu público e deve estar relacionado com o seu negócio.
Por exemplo, se tem uma marca de roupa, pode investir num live onde dá dicas de como combinar certas peças.
Pode mostrar produtos novos ou explicar as características de um serviço da sua empresa, mas, mesmo que tenha a intenção de vender, lembre-se de que não é bom exagerar nas ofertas. É importante que as pessoas percebam que o seu principal interesse é desenvolver o relacionamento, e não apenas ganhar dinheiro.
Uma forma de definir o assunto é perguntar aos seguidores o que eles gostariam de ouvir/ver. Outra possibilidade é abordar tópicos que a audiência já tenha pedido em lives anteriores.
Analise o seu desempenho
Observe as métricas disponíveis na rede social quando realizar uma transmissão ao vivo. São estas métricas que o vão ajudar a melhorar com o tempo.
Ao analisar os números de engagement do live, poderá tirar conclusões que serão úteis futuramente, como por exemplo: quais os assuntos que chamam mais a atenção da audiência; quais os horários e dias da semana em que há mais adesão; se, de modo geral, os resultados foram bons ou maus; etc.