Já aqui falámos sobre marketing de conteúdo e da sua importância para a construção da sua marca. O maior desafio de criar conteúdo é criar conteúdo que crie conexão. O grande objetivo do marketing de conteúdo é envolver e criar uma conexão com o público. No entanto, pensar o conteúdo com este propósito não é fácil. Damos-lhe 5 dicas práticas para criar conexão com o seu conteúdo.
Neste artigo vai encontrar:
- O que é o marketing de conteúdo
- Porque devo apostar em criar conteúdo
- 5 dicas para criar conexão com o seu conteúdo
O que é o marketing de conteúdo:
Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como principal foco criar engagement com o público-alvo através da criação de conteúdo que gera valor para o público.
Cada vez mais, os utilizadores de internet no geral, são mais seletivos e críticos em relação ao conteúdo que consomem. Se antigamente as estratégias da maioria das empresas focava-se na comunicação orientada à venda dos produtos e serviços, agora o desafio é construir essa comunicação de forma a que gere algum benefício a quem a consome. A venda passa a ser apenas a última fase do processo, que como um namoro tem de ser alimentado e nutrido até chegar à conversão.
Assim, o marketing de conteúdo ganha uma posição de destaque, não só na comunicação da marca, mas também na angariação de leads e na nutrição das mesmas até que esteja concluído o processo de venda.
Porque devo apostar em criar conteúdo:
Um dos resultados mais visíveis e facilmente avaliáveis é o aumento de tráfego no site. Um estudo da Content trends mostrou que 87% dos utilizadores efetua pesquisas nos motores de busca para se informar antes de realizar uma compra. Assim sendo, o seu site, blog ou outra plataforma de comunicação digital vai ser sempre a porta de entrada para o seu negócio. Para garantir que aparece e está bem colocado nestas pesquisas, produzir conteúdo relevante é essencial para a performance do seu negócio.
Numa fase mais avançada do funil de conversão. Ao trabalhar o seu marketing de conteúdo vai também verificar um aumento de leads angariadas e de conversão em vendas. Se por um lado a oferta de conteúdo é sempre um forte mecanismo de angariação de leads, por outro, esta oferta contínua quando estruturada tem um papel fundamental na nutrição da lead até que esta se converta em vendas.
5 dicas para criar conexão com o seu conteúdo
Conheça o seu público
Conheça bem as necessidades, dores e características do seu público. Trace o perfil da sua persona contemplando as suas características comportamentais e os seus padrões de consumo. Esteja atento aos seus interesses.
Foque-se nas necessidades e dores do seu público
Ao criar o seu conteúdo foque-se nas necessidades e dores do seu público. Desenvolva conteúdos que dêem resposta a estas necessidades e que despertem o interesse dos utilizadores.
Apresente soluções para as questões do seu público
Uma dica prática para criar conexão com o seu conteúdo é responder a questões levantadas pelo público. Para conseguir levantar estas questões pode recorrer a ferramentas das redes sociais como por exemplo as caixas de perguntas das instastories.
Procure inovar no conteúdo que cria
Ao criar o seu conteúdo procure sempre inovar. Muitas marcas pecam por replicar conteúdos que consomem noutras páginas. Certifique-se que os seus conteúdos são realmente inovadores e diferenciados.
Utilize call to actions
Uma última dica muito prática é incluir call to actions nos seus conteúdos. Termine com uma pergunta ou um desafio que incite a ação dos utilizadores.