O Covid-19 trouxe desafios que vão para além das questões de segurança e saúde. Muitos empreendedores viram os seus negócios colocados em standby sem quaisquer certezas quando voltaram a poder arregaçar mangas. A verdade é que até em situações de crise e isolamento social como a que vivemos atualmente, há muito que pode ser feito para manter o seu negócio ativo e potenciar as vendas. O desafio é reinventar adaptar às adversidades que vivemos.
Neste artigo vai encontrar 5 dicas fáceis de implementar que vão dar um boost ao seu negócio:
- Reinvente a experiência de consumo da sua marca
- Estabeleça parcerias
- Comunique com os seus clientes pelos canais digitais
- Adapte o seu conteúdo à nova realidade do consumidor
- Invista no atendimento ao cliente
Se quer pôr mão à obra, damos 5 dicas para implementar hoje que vão dar um boost no seu negócio.
1. Reinvente a experiência de consumo da sua marca
Provavelmente a experiência de compra da sua marca estava sustentada na sua loja física. Tinha tudo pensado para que a visita fosse o mais proveitosa possível, agradável e deixa-se a vontade de voltar. Quando viu o seus clientes fechados em casa sem poder visitar o seu espaço provavelmente sentiu-se perdido e sem saber o que fazer. Pois bem, esta é a sua realidade e de muitos outros empreendedores que viram os seus negócios em standby sem saber o que fazer amanhã.
Apesar de os consumidores estarem numa situação de isolamento social, é importante compreender que continuam a precisar de realizar as suas compras e suprimir as suas necessidades. Estes consumidores que antigamente compravam na sua loja, agora estão a procurar soluções online. E para garantir que continuam fidelizados, só há uma opção. Precisa de digitalizar o seu negócio.
Utilizar os canais digitais para continuar a vender os seus produtos é o caminho para garantir que o seu negócio não fica parado. Reinvente a experiência de consumo que quer proporcionar aos seus clientes, faça com que continue a ser agradável comprar os seus produtos.
2. Estabeleça parcerias
Se tinha um negócio físico e quer digitalizar, estabelecer parcerias é o caminho certo para garantir o nível de serviço necessário. A logística vai ser um dos seus maiores desafios, felizmente que já existem no mercado várias marcas especializadas nesta área e que o vão ajudar a suprir esta necessidade. Claro que tratar das entregas e logística internamente também poderá ser uma boa opção. A questão que deve colocar para si próprio neste momento é “vou conseguir garantir um nível de serviço satisfatório”?
3. Comunique com os seus clientes pelos canais digitais
Muitas marcas perante esta situação de crise fizeram ajustes estratégicos e suprimiram uma parte do seu investimento em marketing. Mas será que este foi o caminho certo?
Mais do que nunca é preciso estar presente e ser relevante. O consumidor vai mudar os seus padrões de consumo e vai com toda a certeza privilegiar quem nesta fase esteve presente e contribuiu para o seu bem estar e segurança. Para além do mais, lembre-se que nunca antes o seu consumidor teve tanto tempo livre, e que por isso é o momento certo para comunicar eficazmente nos canais digitais. Tire o maior partido das suas redes sociais, email e whatsapp e esteja presente.
4. Adapte o seu conteúdo à nova realidade do consumidor
Atravessamos numa fase em que o consumidor também procura um tipo de conteúdo específico quer seja para se informar ou para entretenimento. É importante que a sua estratégia de comunicação reflita esta necessidade. É o momento certo para trabalhar a notoriedade da sua marca, mas será que focar toda a comunicação nos seus produtos é o ideal?
Lembre-se entretenimento e informação, estes deverão ser os seus pilares de comunicação durante esta pandemia.
5. Invista no atendimento ao cliente
Deixar a compra tradicional e começar a comprar online pode ser um desafio para alguns consumidores. Não só porque muitos não estão habituados a este método mas também porque a falta de confiança ainda é um entrave para alguns consumidores portugueses. Um atendimento ao cliente de excelência é uma das formas mais eficazes de contornar este problema. Por isso invista nesta área, garanta uma resposta rápida e simpática em todos os canais e ajude a construir confiança.