O Covid-19 trouxe desafios que vão para além das questões de segurança e saúde. Muitos empreendedores viram os seus negócios colocados em standby sem quaisquer certezas quando voltaram a poder arregaçar mangas. A verdade é que até em situações de crise e isolamento social como a que vivemos atualmente, há muito que pode ser feito para manter o seu negócio ativo e potenciar as vendas. O desafio é reinventar  adaptar às adversidades que vivemos.

Se quer pôr mão à obra, damos 5 dicas para implementar hoje que vão dar um boost  no seu negócio.

1. Reinvente a experiência de consumo da sua marca

Provavelmente a experiência de compra da sua marca estava sustentada na sua loja física. Tinha tudo pensado para que a visita fosse o mais proveitosa possível, agradável e deixa-se a vontade de voltar. Quando viu o seus clientes fechados em casa sem poder visitar o seu espaço provavelmente sentiu-se perdido e sem saber o que fazer. Pois bem, esta é a sua realidade e de muitos outros empreendedores que viram os seus negócios em standby sem saber o que fazer amanhã. 

Apesar de os consumidores estarem numa situação de isolamento social, é importante compreender que continuam a precisar de realizar as suas compras e suprimir as suas necessidades. Estes consumidores que antigamente compravam na sua loja, agora estão a procurar soluções online. E para garantir que continuam fidelizados, só há uma opção. Precisa de digitalizar o seu negócio. 

Utilizar os canais digitais para continuar a vender os seus produtos é o caminho para garantir que o seu negócio não fica parado. Reinvente a experiência de consumo que quer proporcionar aos seus clientes, faça com que continue a ser agradável comprar os seus produtos.

2. Estabeleça parcerias

Se tinha um negócio físico e quer digitalizar, estabelecer parcerias é o caminho certo para garantir o nível de serviço necessário. A logística vai ser um dos seus maiores desafios, felizmente que já existem no mercado várias marcas especializadas nesta área e  que o vão ajudar a suprir esta necessidade. Claro que tratar das entregas e logística internamente também poderá ser uma boa opção. A questão que deve colocar para si próprio neste momento é “vou conseguir garantir um nível de serviço satisfatório”?

3. Comunique com os seus clientes pelos canais digitais

Muitas marcas perante esta situação de crise fizeram ajustes estratégicos e suprimiram uma parte do seu investimento em marketing. Mas será que este foi o caminho certo?

Mais do que nunca é preciso estar presente e ser relevante. O consumidor vai mudar os seus padrões de consumo e vai com toda a certeza privilegiar quem nesta fase esteve presente e contribuiu para o seu bem estar e segurança. Para além do mais, lembre-se que nunca antes o seu consumidor teve tanto tempo livre,  e que por isso é o momento certo para comunicar  eficazmente nos canais digitais. Tire o maior partido das suas redes sociais, email e whatsapp e esteja presente.

4. Adapte o seu conteúdo à nova realidade do consumidor

Atravessamos numa fase em que o consumidor também procura um tipo de conteúdo específico quer seja para se informar ou para entretenimento. É importante que a sua estratégia de comunicação reflita esta necessidade. É o momento certo para trabalhar a notoriedade da sua marca, mas será que focar toda a comunicação nos seus produtos é o ideal?

Lembre-se entretenimento e informação, estes deverão ser os seus pilares de comunicação durante esta pandemia.

5. Invista no atendimento ao cliente

Deixar a compra tradicional e começar a comprar online pode ser um desafio para alguns consumidores. Não só porque muitos não estão habituados a este método mas também porque a falta de confiança ainda é um entrave para alguns consumidores portugueses. Um atendimento ao cliente de excelência é uma das formas mais eficazes de contornar este problema. Por isso invista nesta área, garanta uma resposta rápida e simpática em todos os canais e ajude a construir confiança.

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