Já desenhou o seu funil de vendas mas não está a ter os resultados esperados? Ainda não desenhou e não sabe do que se trata? Neste artigo explicamos a importância de desenhar e damos 5 dicas para otimizar o seu funil de vendas.
O seu funil de vendas corresponde ao processo de toda a jornada de compra do seu cliente desde o momento em que angaria a lead até ao momento da fidelização do cliente. Desenhar o seu funil ajuda-o a definir estratégias para cada fase da jornada de compra aumentando a sua conversão em vendas.
Um funil de vendas base divide-se normalmente em quatro fases: awareness, interesse, decisão e ação. Em cada fase o potencial cliente encontra-se num estágio de amadurecimento diferente pelo que devem ser utilizados canais e estratégias distintas.
Manter o seu funil de vendas otimizado vai ajudá-lo a aumentar a sua taxa de conversão e a minimizar o seu custo de conversão. Para tal damos-lhe 5 dicas práticas para otimizar o seu funil de vendas:
- Angarie leads mais qualificadas
- Nutra as leads antes de passar à equipa comercial
- Implemente automações para a nutrição das suas leads
- Monitorize e otimize todas as ações implementadas
- Detete potenciais bloqueios
1. Angarie leads mais qualificadas
Uma das principais dificuldades da maioria das marcas no processo de nutrição de leads inicia-se logo na primeira fase de angariação de leads com a angariação de leads pouco qualificadas.
Para angariar leads mais qualificadas é necessário que a sua estratégia de segmentação esteja bem definida. Para tal deve definir a sua persona e ajustar a segmentação ao perfil definido.
2. Nutra as leads antes de passar à equipa comercial
Outro erro comum é a atuação da equipa comercial numa fase muito inicial da angariação da lead. Se a sua lead foi angariada através de uma campanha de marketing provavelmente ainda não está numa fase da jornada de compra em que se encontra preparada para tomar uma decisão. A intervenção da equipa comercial nesta fase pode ser considerada intrusiva e inclusivamente contribuir negativamente para a construção da opinião do potencial cliente sobre a marca em questão.
3. Implemente automações para a nutrição das suas leads
A nutrição de leads é a fase mais importante do funil. É nesta fase que vai conseguir influenciar e preparar o potencial cliente para a compra. Como tal é necessário que tenha preparado um conjunto de ações e que produza conteúdo específico para esta fase. A forma mais fácil de garantir que consegue fazer esta nutrição eficazmente é através de uma ferramenta de automação. Assim consegue desenvolver sistemas de avaliação do estágio de amadurecimento da lead e direcionar comunicação personalizada em cada fase do processo.
4. Monitorize e otimize todas as ações implementadas
Implementado o seu funil é necessário que efetue uma monitorização e otimização contínua de todas as ações implementadas. Só assim será possível fazer melhorias contínuas e maximizar os seus resultados.
5. Detete potenciais bloqueios
A monitorizar as suas ações será capaz de detetar potenciais bloqueios no seu funil. Estes bloqueios podem surgir em qualquer fase do funil e condicionam a sua conversão. Assim esteja especialmente atento a erros comuns como a velocidade do seu website ou landing page, os call to actions que utiliza ao longo da sua comunicação ou a algum erro nos flows definidos na sua plataforma de automação.