5 dicas para otimizar o seu funil de vendas

Já desenhou o seu funil de vendas mas não está a ter os resultados esperados? Ainda não desenhou e não sabe do que se trata? Neste artigo explicamos a importância de desenhar e damos 5 dicas para otimizar o seu funil de vendas.

O seu funil de vendas corresponde ao processo de toda a jornada de compra do seu cliente desde o momento em que angaria a lead até ao momento da fidelização do cliente. Desenhar o seu funil ajuda-o a definir estratégias para cada fase da jornada de compra aumentando a sua conversão em vendas. 

Um funil de vendas base divide-se normalmente em quatro fases: awareness, interesse, decisão e ação. Em cada fase o potencial cliente encontra-se num estágio de amadurecimento diferente pelo que devem ser utilizados canais e estratégias distintas. 

Manter o seu funil de vendas otimizado vai ajudá-lo a aumentar a sua taxa de conversão e a minimizar o seu custo de conversão. Para tal damos-lhe 5 dicas práticas para otimizar o seu funil de vendas:

  1. Angarie leads mais qualificadas
  2. Nutra as leads antes de passar à equipa comercial
  3. Implemente automações para a nutrição das suas leads
  4. Monitorize e otimize todas as ações implementadas
  5. Detete potenciais bloqueios

funil de vendas

1. Angarie leads mais qualificadas

Uma das principais dificuldades da maioria das marcas no processo de nutrição de leads inicia-se logo na primeira fase de angariação de leads com a angariação de leads pouco qualificadas. 

Para angariar leads mais qualificadas é necessário que a sua estratégia de segmentação esteja bem definida. Para tal deve definir a sua persona e ajustar a segmentação ao perfil definido. 

2. Nutra as leads antes de passar à equipa comercial

Outro erro comum é a atuação da equipa comercial numa fase muito inicial da angariação da lead. Se a sua lead foi angariada através de uma campanha de marketing provavelmente ainda não está numa fase da jornada de compra em que se encontra preparada para tomar uma decisão. A intervenção da equipa comercial nesta fase pode ser considerada intrusiva e inclusivamente contribuir negativamente para a construção da opinião do potencial cliente sobre a marca em questão.

3. Implemente automações para a nutrição das suas leads

A nutrição de leads é a fase mais importante do funil. É nesta fase que vai conseguir influenciar e preparar o potencial cliente para a compra. Como tal é necessário que tenha preparado um conjunto de ações e que produza conteúdo específico para esta fase. A forma mais fácil de garantir que consegue fazer esta nutrição eficazmente é através de uma ferramenta de automação. Assim consegue desenvolver sistemas de avaliação do estágio de amadurecimento da lead e direcionar comunicação personalizada em cada fase do processo.

4. Monitorize e otimize todas as ações implementadas

Implementado o seu funil é necessário que efetue uma monitorização e otimização contínua de todas as ações implementadas. Só assim será possível fazer melhorias contínuas e maximizar os seus resultados.

5. Detete potenciais bloqueios 

A monitorizar as suas ações será capaz de detetar potenciais bloqueios no seu funil. Estes bloqueios podem surgir em qualquer fase do funil e condicionam a sua conversão. Assim esteja especialmente atento a erros comuns como a velocidade do seu website ou landing page, os call to actions que utiliza ao longo da sua comunicação ou a algum erro nos flows definidos na sua plataforma de automação.

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