5 dicas para promover uma cultura de inovação na sua empresa

Grande parte dos empreendedores procuram exemplos de sucesso que os inspirem e os ajudem a seguir com os seus negócios. É muito comum olharmos para as grandes empresas de renome e para os super empresários que reconhecemos como bem sucedidos. Mas afinal o que é que todas estas empresas têm em comum? Todas promovem uma cultura de inovação.

Ter uma cultura de inovação é o que permite que a sua empresa tenha uma rápida adaptação à mudança e consiga estar constantemente a agregar valor. Para tal não basta que o empreendedor tenha um forte sentido de inovação, é preciso que toda a equipa partilhe desta motivação e esteja focada em inovar.

Mas como é que se promove a inovação numa empresa? Damos-lhe 5 dicas para promover uma cultura de inovação na sua empresa.

1. Utilize a paixão como combustível

A paixão é um combustível para a inovação. Se a sua equipa partilha a sua paixão e propósito é meio caminho andado para ter uma cultura de inovação. No entanto, nem sempre é fácil construir uma equipa que partilhe da sua paixão. 

Para tal é necessário que tenha este ponto em mente quando realiza os seus processos de recrutamento e que continue a alimentar esta paixão permanentemente criando uma envolvência e valorizando a sua equipa.

2. Comemore as ideias

Quando estamos embrenhados nos nossos negócios é comum deixarmos de valorizar os pequenos progressos e ideias por estarmos sempre focados no futuro. Isto pode ser entendido pela sua equipa como uma desvalorização das ideias que lhe apresentam criando alguma desmotivação. Consequentemente esta desmotivação acaba por eliminar o surgimento de novas ideias. Comemorar as ideias que a sua equipa lhe apresenta é a forma mais simples e honesta de os fazer sentir valorizados e alimentar a motivação para estar constantemente em busca de novas soluções.

3. Abrace as falhas

Outro fator muito presente nas empresas e que é um grande inibidor da inovação é o medo que as equipas têm de falhar. Já dizia o ditado “só não falha quem não faz”. Abrace as falhas dos membros da sua equipa ajudando-os a aprender com elas em vez de os culpabilizar pelas mesmas. Desta forma a sua equipa estará constantemente a aprender e a evoluir e não vai ter medo de arriscar e inovar.

4. Incentive a curiosidade

Incentivar a curiosidade é absolutamente fundamental para promover uma cultura de inovação. Pessoas curiosas tendem a ter mais facilidade em encontrar novas soluções. Permita à sua equipa ter o tempo necessário para explorarem a sua curiosidade, para estudarem e para se atualizarem. Este é um investimento na inovação da sua empresa.

5. Ofereça flexibilidade

Por último, ofereça flexibilidade. Sabemos que nas empresas mais tradicionais a flexibilidade ainda é um tema pouco valorizado. Na verdade, manter os seus funcionários 8 horas por dia a produzir sempre no mesmo horário não beneficia a inovação. Ofereça flexibilidade para que a sua equipa possa gerir o seu trabalho em função dos momentos em que se sintam mais produtivos. Opte pela autonomia com responsabilidade e verá que não só a sua equipa se sentirá mais valorizada como estará mais criativa e apta a trazer novas ideias.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.