O Instagram é já um canal de vendas muito importante para várias marcas. As suas funcionalidades servem vários tipos de negócios desde os mais artesanais às grandes marcas e por isso tem vindo a utilização deste canal para potenciar vendas tem vindo a crescer nos últimos anos.
Se ainda não está a tirar partido desta rede social para potenciar as suas vendas. Damos-lhe 5 dicas práticas sobre como vender mais pelo seu Instagram. Pequenos passos que pode começar a implementar hoje e que vão fazer uma grande diferença no seu negócio.
Como vender mais pelo seu Instagram
- Construa a sua bio de forma inteligente
- Crie a sua loja no Instagram shopping
- Anuncie no Instagram
- Faça parcerias com influencers
- Ofereça descontos e oportunidades exclusivas para seguidores

1. Construa a sua bio de forma inteligente
Falar da bio (biografia ou descrição)Pode parecer uma dica básica, mas na verdade é extremamente importante. A Bio é a primeira coisa que os seus potenciais clientes e seguidores vêem quando entram na sua página. É o local que reúne todas as informações do seu negócio assim como os contactos. Além do mais, tem limitações de caracteres (máximo 150) pelo que tirar o maior proveito deste espaço pode ser um verdadeiro desafio.
Quando pensar na sua bio, pense também que o que escrever vai influenciar se o seu público vai ou não seguir o seu perfil e se vai consumir o seu conteúdo. Além do mais, se o seu objetivo é vender, esta deve também contemplar esse apelo à ação.
Assim sendo, numa boa bio não deve faltar:
- Breve descrição do projeto/ marca
- Apelo à ação (CTA)
- Link para o seu site, ecommerce ou link.tree
Pode ainda incluir, dependendo do número de caracteres que ainda tem disponível, os hashtags da sua marca e informação útil adicional, como por exemplo a informação da sua política de entregas. A utilização de emojis tem também um enorme potencial de chamar a atenção.
2. Crie a sua loja no Instagram shopping
O Instagram shopping é uma das funcionalidades que foi desenvolvida exatamente para potenciar as vendas das marcas nesta rede social. Esta ferramenta permite que o seu cliente consulte os seus produtos e encomende diretamente pelo Instagram diminuindo assim a jornada de compra.
Para utilizar esta ferramenta é necessário que primeiro faça a listagem dos seus produtos na sua loja do Facebook. Depois basta que identifique os produtos nos seus posts de Instagram para que os seus seguidores consigam aceder a todas as informações necessárias para efetuar a compra.
3. Anúncie no Instagram
Comunicar organicamente no seu perfil não é o suficiente para impulsionar as suas vendas. Como tal, utilizar as ferramentas de anúncios do Instagram é fundamental para vender mais neste canal.
Para anunciar no Instagram poderá utilizar o gestor de anúncios do Facebook para montar as suas campanhas. Aqui consegue fazer uma gestão mais eficiente, começando por selecionar qual o objetivo da sua campanha e criando diferentes grupos de anúncios para diferentes produtos ou público-alvo. No entanto, esta não é a única alternativa.
Para quem não se sente confortável com a utilização do gestor de anúncios do Facebook, pode sempre fazer a promoção dos seus posts diretamente no Instagram. Para tal basta clicar no botão”Promover” e seguir as instruções.
4. Faça parcerias com influencers
Já aqui falámos no blog sobre porque precisa de incluir influenciadores digitais na sua estratégia. No Instagram encontrar uma rede de influenciadores digitais com diferentes dimensões e áreas de interesse que podem ajudar a impulsionar as suas vendas, promovendo a sua marca e os seus produtos.
O marketing de influência têm-se revelado tão ao mais interessante que a publicidade pela confiança que os utilizadores depositam nestes influenciadores. No entanto, para que tal aconteça, é necessário que a comunicação seja autêntica. Selecionar influenciadores que realmente gostam e se identificam com a sua marca vai-lhe trazer muito mais proveito do que simplesmente selecionar tendo em conta o seu número de seguidores.
5. Ofereça descontos e oportunidades exclusivas para seguidores
Outra forma de impulsionar as suas vendas no Instagram é cuidar desta comunidade de potenciais clientes de uma forma personalizada. Desenvolver promoções e campanhas exclusivas para os seguidores desta rede é uma forma de comunicar mais personalizadamente e de obter resultados que não obterá com a comunicação em massa.