O marketing de influência nunca esteve tão presente e gerou tantos resultados para as empresas quanto nos últimos anos. Por isso, saber como escolher um influenciador digital, tornou-se uma necessidade dos empreendedores.
De acordo com o Influencer Marketing Benchmark Report 2021, 90% dos profissionais acreditam que o marketing de influência é uma estratégia efetiva. Isso significa que o trabalho com influenciadores tende a potenciar os seus resultados, melhora o seu relacionamento com o público-alvo e traduz-se numa maior taxa de sucesso.
Hoje vamos ensinar-lhe os vários fatores a ter em consideração para selecionar um influenciador digital para a sua marca.
1 – Defina os seus objetivos
Definir os objetivos da estratégia de marketing é sempre a primeira coisa que deve ser feita. Portanto, reflita: quais são os seus principais objetivos com esta parceria? Tornar a sua marca mais conhecida? Ganhar mais seguidores? Aumentar o número de vendas? Responder a uma questão específica do público?
Para cada objetivo vai existir um influenciador digital ideal. Por isso, é fundamental saber quais são os seus objetivos antes de fechar uma parceira.
2- Escolha influenciadores que gostem da sua marca
Pode parecer óbvio, mas é extremamente importante trabalhar com influenciadores que realmente gostam da sua marca e do seu produto.
Não há nada pior que ver um conteúdo forçado e que não tem interligação entre o influenciador, as suas rotinas e os seus seguidores. O público percebe quando a recomendação de uma marca é verdadeira e quando a pessoa realmente gostou do que consumiu. Antes de marcar uma reunião, deve analisar o perfil de vários influenciadores, de forma a garantir que perfil selecionado se enquadra com o seu produto ou serviço.
3 – Sabia que canais o seu público-alvo prestigia
O Instagram é uma das redes sociais com mais adesão e de seguida está o TikTok. Porém, se o seu público não estiver presente nestas duas redes sociais de nada vai adiantar apostar num influenciador que domine estas duas redes sociais.
Existem vários perfis de influenciador e as redes sociais que privilegiam mudam consideravelmente. Se já definiu o público-alvo, será mais fácil saber em que rede social deve apostar. Com base nessa informação, deve fazer a escolha do influenciador de forma a potenciar a sua influência.
4- Observe a qualidade dos conteúdos dessa pessoa
Influenciar pessoas é muito mais que gravar um simples vídeo em frente a uma câmara. É preciso dominar técnicas de oratória e storytelling, de forma a conseguir contar histórias que mudam opiniões e geram resultados. De forma a garantir bons resultados o conteúdo produzido deve ser interessante, ter qualidade e ser relevante. Analise o perfil do influenciador, veja a sua biografia, as imagens e os vídeos que estão disponíveis e o tom com que comunica.
5 – Estude a capacidade de engagement do influenciador
De que serve um influenciador com um grande número de seguidores, mas com uma taxa de engagement relativamente baixa? O seu objetivo é apostar num influenciador que que gere conversas, que leve a que as pessoas se envolvam, que compartilhe as suas opiniões, os seus conteúdos. Existem várias métricas a ter em consideração no momento de escolher um influenciador:
– Alcance dos posts;
– Impressões dos principais conteúdos;
– Número de likes;
– Número de partilhas;
– Número e tipo de comentários nas publicações;
Estas métricas indicam a qualidade do relacionamento do influenciador com o público muito mais do que o número de seguidores.
De qualquer forma, para uma análise cuidada e uma escolha assertiva, deve contactar um profissional de marketing digital para que este o possa guiar durante todo o processo.