Ainda não está a medir a performance da sua marca no meio digital? Existem uma variedade de métricas nas diferentes plataformas que pode analisar para medir a performance . No entanto, pode ser um desafio analisar toda a informação que as métricas nos oferecem. Mas existe um conjunto de métricas base que deve ir acompanhando.
Neste artigo vai encontrar:
- Porque é essencial medir a performance
- Métricas sociais e métricas de negócio
- 5 métricas que deve analisar para medir a sua performance no digital
Porque é essencial medir a performance:
Todos nós investimos grande parte do nosso tempo a criar conteúdo e ações no digital. Com mais ou menos estratégia, quem já comunica ativamente nos canais digitais acaba por realizar uma grande investimento não só financeiro mas também de tempo.
Como tal, analisar a performance da sua marca nos canais digitais é essencial para que tenha alguma garantia de que está a fazer um investimento inteligente, mas também para tomar decisões futuras.
Métricas sociais e métricas de negócio
Existem dois tipos de métricas a serem analisadas: Métricas sociais e métricas de negócio.
As métricas sociais estão diretamente ligadas à presença da marca nas redes sociais. Existem diversas métricas das redes sociais específicas de cada rede. No entanto, existem três métricas base transversais a todas: alcance, interação e seguidores.
As métricas de negócio são todas as métricas que nos permitem analisar o impacto da comunicação nos canais digitais na performance do negócio. É neste tipo de métricas que é essencial focar nos.
5 métricas que deve analisar para medir a sua performance no digital
Retorno do investimento (ROI)
A primeira métrica que é fundamental analisar é o ROI. O ROI é o que nos mostra o real retorno do investimento efetuado. Para calcular o ROI basta utilizar a seguinte fórmula:
ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido
Taxa de cliques (CTR)
A taxa de cliques é importante na avaliação de campanhas. Esta métrica mostra a real qualidade de um anúncio ou campanha. Para calcular o CTR pode utilizar a seguinte fórmula:
CTR(%) = (Número de cliques do anúncio/ Número de impressões) x 100
Custo por clique (CPC)
Quanto está a pagar por cada clique? O CPC é importante para avaliar o anúncio com melhor performance. Pode ser calculado utilizando a seguinte fórmula:
CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos
Custo por lead (CPL)
Quanto está a pagar por cada lead é também uma métrica que deve analisar com frequência. Para calcular o CPL a fórmula é a seguinte:
CPL = Investimento total na campanha / Número de leads gerados
Taxa de conversão
A taxa de conversão é um indicador que demonstra a eficiência da sua campanha. Uma conversão não é necessariamente uma venda. A conversão é qualquer objetivo que seja definido no âmbito da estratégia.
Esta taxa varia com o objetivo estipulado mas normalmente é a relação entre o número de visitas e número de visitantes que efetuaram a ação desejada.