Uma das frustrações mais comuns entre empreendedores e negócios recentes é a velocidade de crescimento dos negócios. Muitos sentem que os negócios não estão a avançar à velocidade que desejam ou que estão, até mesmo, estagnados.
Nos últimos anos tivemos a oportunidade de conhecer muitos empreendedores que passaram por este processo. Isto permitiu-nos identificar alguns motivos pelos quais os seus negócios não estão a crescer.
Estes são os principais motivos que podem estar a impedir o crescimento do seu negócio.
Não parou para analisar o mercado
Quando começou parou para analisar o mercado antes de se lançar? Tem identificado os seus concorrentes? Sabe como se posicionam?
Pode parecer básico mas na verdade são muitos os empreendedores que se lançam sei efetuar uma análise profunda do mercado em que se estão a lançar. Partem do pressuposto que o conhecem e não dedicam o tempo necessário para o analisar profundamente.
Analisar o mercado é o que lhe permite tirar os insights necessários para construir uma marca diferenciada, construir a sua oferta e definir o seu público. Todos estes são fatores críticos de sucesso.
Não está a ouvir o seu público
Ouvir o seu público é muito importante, afinal de contas é para ele que trabalha. Muitos empreendedores ficam tão presos às suas pré- concepções e à sua visão interna de negócio que acabam involuntariamente por condicionar o seu crescimento. Isto é simples de se resolver: ouça o seu público.
Não tem objetivos claros
Trabalhar sem objetivos é como correr numa passadeira sem botão off. Trabalha, trabalha e não sai do mesmo sítio. Porquê? Porque na verdade não sabe nem para onde vai nem para onde quer ir. Pare um segundo e pense. Quais são os seus objetivos? Onde quer chegar? O que quer alcançar? Só assim vai dar o salto para fora da passadeira e começar a verdadeira maratona.
Não tem um plano de marketing
Não tem um plano de marketing? Pois! Este é sem sombra de dúvidas um dos principais motivos pelo qual o seu negócio não está a crescer. O plano de marketing é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio. Isto porque este plano, ao contrário do que muitos pensam, não inclui apenas a comunicação. O plano de marketing é a estruturação de como apresenta o seu negócio da própria concepção do produto á venda.
Não definiu uma estratégia clara
Tem uma estratégia clara para o crescimento do seu negócio? Sabe como é que vai angariar e fidelizar clientes? Pois, então é aqui que está a falhar. Já falámos da importância de traçar objetivos. A estratégia é o que o vai ajudar a perceber como os alcançar. É o seu mapa para chegar ao ponto a que quer chegar.