Já aqui falámos várias vezes sobre a importância do marketing de conteúdo e de definir uma estratégia de conteúdo para as suas redes sociais. Dentro da sua estratégia deve incluir a definição da sua política editorial.
Mas afinal o que é uma política editorial ou linha editorial. Política editorial é a definição de todos os fatores diferenciais que vão permitir conduzir a sua comunicação de forma a que o seu público comece a identificar a sua marca. Ou seja, é a definição da forma como vai traduzir a sua identidade de marca nas suas redes sociais.
Definir a sua política editorial vai ajudar a ter uma linha condutora e uma consistência na hora de produzir os seus conteúdos. Mas como é que se constroi?
Neste artigo ensinamos os 5 passos para criar a sua política editorial:
- Defina a sua persona
- Crie um conjunto de rubricas
- Defina um tom de voz
- Desenhe a sua linha gráfica
- Construa o seu cronograma editorial

1. Defina a sua persona
Se tem acompanhado o nosso blog já está familiarizado com a importância que definir a sua persona tem para a sua marca. É através da definição da sua persona que vai perceber qual a forma mais adequada de comunicar e que tipo de conteúdos vão servir o seu público. Aqui vai identificar um conjunto de interesses, dores e necessidades a que vai dar resposta.
2. Crie um conjunto de rubricas
Definida a persona e feito o levantamento dos interesses, dores e necessidades do seu público deve pensar num conjunto de temas ou tópicos que pode abordar para dar resposta. A estes tópicos chamamos rúbricas. São temas a ser explorados periodicamente e devem ter alguma consistência temporal para criar no público a vontade de seguir o seu conteúdo. Idealmente estas rubricas devem ser pensadas de forma a responderem a diferentes tipos de objetivos. Fazer um mix entre conteúdo informacional, emocional e entretenimento é a melhor forma para conseguir criar a envolvência e interação pretendida com o público.
3. Defina um tom de voz
A definição de um tom de voz para um projeto ou uma marca pode parecer estranho. No entanto, é a melhor de forma de garantir a consistência na comunicação da marca independentemente de quem produza o seu conteúdo. Ao definir este tom de voz deve pensar em vários aspetos, tais como:
- A comunicação é formal ou informal?
- Tratamos o público por você ou por tu?
- É possível recorrer à utilização de humor?
- Como caracteriza a sua marca (4 ou 5 adjetivos)?
- Existem palavras ou expressões proibidas na comunicação?
- Que palavras devem ser utilizadas com recorrência?
- A utilização de emojis é permitida?
4. Desenhe a sua linha gráfica
Definido o tom de voz é necessário desenhar a sua linha gráfica. Ter um design cuidado faz toda a diferença na performance da sua comunicação e definir um estilo gráfico para cada rúbrica vai ajudar o público a fácilmente identificar a sua marca.
5. Construa o seu cronograma editorial
O último passo para concluir a sua política editorial é construir o seu cronograma de publicações. Aqui deve definir os dias, horários e redes sociais em que vai publicar. Respeitar este cronograma vai ajudar a criar uma cadência na sua comunicação essencial para a performance da sua marca.