Muitos são os que acreditam que os blogs estão fora de uso. No entanto estes continuam a ser bastante relevantes para a sua estratégia de conteúdo. Os blogs são canais que permitem a partilha de informação mais aprofundada do que na maior parte das redes sociais. Quando o utilizador faz uma pesquisa no Google, existe uma grande probabilidade da informação que busca seja encontrada num blog.
Está a pensar em criar um blog? Ensinamos como o fazer em 5 simples passos:
1. Defina o seu público alvo
O primeiro passo na criação do seu blog é a definição do público-alvo. É fundamental perceber para quem vai comunicar e identificar algumas características e comportamentos para definir a estratégia de conteúdo mais indicada.
2.Trace o perfil da sua persona
O segundo passo é definir a sua persona. É comum existir alguma confusão entre a persona e o público-alvo. Enquanto o seu público-alvo é abrangente na sua persona vai traçar um perfil específico do seu leitor. Definir a sua persona é essencial para a sua marca. É o que lhe vai permitir adaptar a sua comunicação ao seu leitor.
3. Defina o seu plano editorial
O terceiro passo é provavelmente o mais importante e o que vai ditar o sucesso do seu blog. Definir a sua política editorial vai ajudá-lo a criar um plano de conteúdo interessante e relevante para o seu público. Se não sabe como construir este plano aconselhamos a ler o artigo 5 passos para criar a sua política editorial.
4. Selecione a plataforma onde vai criar o seu blog
Definida a sua estratégia editorial é hora de colocar em prática e criar o seu blog. Para tal o quarto passo é selecionar a plataforma onde vai criar o seu blog. Existem várias soluções gratuitas onde poderá alojar o seu conteúdo.
5. Defina uma estratégia para a divulgação do seu blog
Criado o blog é hora de o comunicar. Defina uma estratégia de divulgação para angariar visitantes para o seu blog.