5 Passos para criar um blog

Muitos são os que acreditam que os blogs estão fora de uso. No entanto estes continuam a ser bastante relevantes para a sua estratégia de conteúdo.  Os blogs são canais que permitem a partilha de informação mais aprofundada do que na maior parte das redes sociais. Quando o utilizador faz uma pesquisa no Google, existe uma grande probabilidade da informação que busca seja encontrada num blog.

Está a pensar em criar um blog? Ensinamos como o fazer em 5 simples passos:

1. Defina o seu público alvo

O primeiro passo na criação do seu blog é a definição do público-alvo. É fundamental perceber para quem vai comunicar e identificar algumas características e comportamentos para definir a estratégia de conteúdo mais indicada.

2.Trace o perfil da sua persona

O segundo passo é definir a sua persona. É comum existir alguma confusão entre a persona e o público-alvo. Enquanto o seu público-alvo é abrangente na sua persona vai traçar um perfil específico do seu leitor. Definir a sua persona é essencial para a sua marca. É o que lhe vai permitir adaptar a sua comunicação ao seu leitor.

3. Defina o seu plano editorial

O terceiro passo é provavelmente o mais importante e o que vai ditar o sucesso do seu blog. Definir a sua política editorial vai ajudá-lo a criar um plano de conteúdo interessante e relevante para o seu público. Se não sabe como construir este plano aconselhamos a ler o artigo 5 passos para criar a sua política editorial.

4. Selecione a plataforma onde vai criar o seu blog

Definida a sua estratégia editorial é hora de colocar em prática e criar o seu blog. Para tal o quarto passo é selecionar a plataforma onde vai criar o seu blog. Existem várias soluções gratuitas onde poderá alojar o seu conteúdo.

5. Defina uma estratégia para a divulgação do seu blog

Criado o blog é hora de o comunicar. Defina uma estratégia de divulgação para angariar visitantes para o seu blog.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.