Se já tem desenvolvido um trabalho de produção de conteúdo de relevância e quer dar o próximo passo angariando mais leads para o seu negócio então criar um webinário será uma excelente ferramenta para angariação de leads.
Ensinamos como criar um webinário em 5 simples passos:
- Escolha o tema do seu webinário
- Defina o alinhamento dos conteúdos
- Prepare a apresentação e conteúdos de apoio
- Escolha a plataforma de transmissão
- Crie uma estratégia de divulgação
1. Escolha o tema do seu webinário
Defina uma temática que seja relevante para a sua audiência suscitando o interesse para que efetuem a inscrição. Na escolha do tema do webinário deverá ter em conta de que forma este se irá alinhar com outros produtos ou que já comercializa ou pretende vir a comercializar para que depois se torne mais fácil de fazer o upselling dos mesmos às leads angariadas.
2. Defina o alinhamento dos conteúdos
O alinhamento dos conteúdos que vão fazer parte do seu webinário é extremamente importante. Deve pensar neste alinhamento tendo em conta um storytelling que capte a atenção da audiência, confira credibilidade, gere alguma inquietação ou necessidade e por fim que leve à ação pretendida.
O webinário tem um carácter informativo, no entanto, quando aplicado na sua estratégia de marketing deve ser pensado tendo em conta o seu objetivo final, ou seja, levar o cliente até à fase seguinte do seu funil de vendas. Como tal, uma das estruturas mais comuns em webinários é:
- Apresentação do orador: breve descrição do autor de forma a criar empatia e conferir autoridade
- Apresentação do problema: apresentação do problema de forma a que a audiência se reflita no mesmo e sinta urgência na solução
- Apresentação de um conjunto de informações como caminho para a solução do problema apresentado.
- Convite a aderir a um produto/serviço que soluciona o problema
- Reviews, casos de estudo ou testemunhos de clientes.
- Oferta promocional limitada para criar urgência
3. Prepare a apresentação e conteúdos de apoio
Definido o alinhamento é necessário preparar a apresentação e outros materiais de apoio que possam agregar valor. A apresentação deve ser visualmente apelativa para captar a atenção da audiência. Lembre-se que por ser online, o utilizador está sujeito a outros estímulos externos que podem de alguma forma condicionar a atenção do mesmo.
4. Escolha a plataforma de transmissão
Existem várias opções disponíveis de plataformas onde pode transmitir o seu webinário. A escolha desta plataforma deve ser feita tendo em conta a sua usabilidade facilitando o seu trabalho no momento da criação do webinário e o acesso ao mesmo por parte dos utilizadores.
5. Crie uma estratégia de divulgação
A estratégia de divulgação vai ser o ponto crítico no sucesso do seu webinário. É com esta estratégia que vai garantir que angaria o máximo de inscrições possível.
Comece por criar uma landing page onde os participantes podem realizar a sua inscrição. Esta landing page deve incluir informação sobre o que será abordado no webinário, sobre o autor assim como um formulário onde os participantes inserem os seus dados para realizar a sua inscrição. Posteriormente deverá ter preparado um conjunto de emails que permitam o acesso e relembrem os inscritos do webinário.
Como forma de gerar tráfego para esta landing page poderá implementar campanhas nas suas redes sociais ou outros canais digitais e comunicar nas suas redes sociais.