Estratégia de marketing de influência é uma estratégia que comunica com o público a partir de um influencer, ou seja, uma pessoa conhecida no mercado e que tem centenas, milhares ou até milhões de seguidores. Com a recomendação, há uma maior probabilidade de consumo do produto ou serviço devido ao engagement e à confiança.
O grande objetivo do marketing de influência é transmitir informações e auxiliar o cliente a tomar a sua decisão de compra. Para isso, é utilizada uma voz reconhecida e confiável, que esteja alinhada aos valores, à missão e à visão da sua marca.
Ao colocar esta estratégia em prática, poderá ter várias vantagens. Entre as principais estão:
- acessibilidade – pode encontrar influencers de diferentes nichos, e negociar de forma favorável para a sua marca;
- obtenção de leads qualificadas;
- aumento do crescimento e da rentabilidade, quando comparado a outros canais;
- reforço da confiança, com maior sensação de proximidade com o cliente.
Ações que envolvem influencers geram resultados reais e mensuráveis para as empresas. Para que isso aconteça, é necessário estruturar e executar certas etapas para uma boa estratégia de marketing de influência.
Não existe uma forma única de planear marketing de influência, mas hoje, apresentamos cinco passos que consideramos muito importantes.
Defina as metas da sua campanha
O primeiro passo para elaborar uma estratégia bem-sucedida é definir as suas metas.
O sucesso das campanhas de marketing de influência é diferente para cada negócio, mas independentemente do que seja, precisa de garantir que define metas específicas, mensuráveis, atingíveis e intemporais.
É essencial perceber o que pretende atingir ao investir na colaboração com um ou mais influencers:
- Alcance – se procura aumentar a visibilidade dos produtos e serviços do seu negócio em novos públicos, alcance pode ser uma boa meta. Focar-se no alcance é uma forma de maximizar o número de pessoas que irão conhecer a sua marca.
- Tráfego – outra meta pode ser aumentar o tráfego para o seu site como resultado de uma colaboração. Aliar isso a uma boa otimização de conteúdo e experiência do utilizador pode gerar boas taxas de conversão.
- Vendas e conversões – tendo em conta a forma como monitoriza a campanha, é possível colocar em prática uma que tenha como meta aumentar as vendas. Usar códigos de desconto pode ajudar a incentivar vendas rápidas e ao mesmo tempo permitir que o desempenho seja vinculado a um influencer.
Defina o público-alvo da sua campanha
Uma vez que os objetivos estão definidos, é preciso ter clareza acerca do público que as ações visam alcançar.
O marketing de influência só é eficaz quando o negócio é divulgado ao público certo. Não se resume a alcançar um grande público e esperar que parte dele fique interessado com apenas uma campanha. É necessário saber quem faz parte dos nichos que quer alcançar e quais são os principais influencers digitais para esses grupos. Concentre-se em segmentos de pessoas que terão um alto engagement no seu negócio. Tenha as metas em mente e identifique para quem se quer direcionar.
Encontre os influencers certos para o seu negócio
Segundo a recomendação da Forbes: O influencer que escolher vai representar a sua marca. Portanto, antes de trabalhar com alguém, deve perguntar-se: “essa é a pessoa certa para representar a minha empresa?”
Uma análise da combinação de elementos como o perfil do influencer, temas que aborda, localização geográfica, taxa de engagement e outras variáveis levam a uma decisão mais assertiva. O público do influencer digital precisa de estar alinhado com o público-alvo do seu negócio.
Para encontrar os influencers adequados pode começar por analisar hashtags, explorar a concorrência e com quem trabalham e ainda usufruir de algumas ferramentas criadas para ajudar no processo da pesquisa.
Defina um orçamento
Um dos erros mais comuns é não definir um orçamento.
Para trabalhar com influencers, precisa de ter um orçamento (assim como produtos ou serviços para oferecer). Sem isto, será mais complicado definir um plano para começar as abordagens.
Ao definir um orçamento, tem de ter em mente a divisão entre compensar os influencers e cobrir os custos de produtos e serviços.
É fundamental ter respostas para perguntas como:
- Qual é a meta principal? Alcance ou retorno?
- Com quantos influencers quer trabalhar?
- Em que plataformas o seu público está ativo?
- No que se refere ao público, a sua prioridade é o engagement ou o alcance?
De modo geral, se entender bem quais são os influencers adequados para a sua estratégia e que benefícios podem trazer para seu negócio, vai determinar melhor o quanto deseja e faz sentido investir.
Acompanhe o desempenho da sua campanha
Os relatórios de marketing de influência esclarecem se os objetivos inicialmente traçados foram alcançados. E existem cinco fatores-chave que devem estar presentes nesta análise:
- Investimento total: quanto dinheiro foi investido e o retorno obtido. Isso permitirá apresentar o ROI (retorno sobre o investimento);
- Alcance: diz respeito ao número de pessoas impactadas e à proporção, calculada com base no número de impressões da página, engagement e taxas de conversão;
- Feedback: mede-se pelo número de comentários e menções positivas ou negativas à marca. É uma métrica mais qualitativa do que quantitativa.
Também pode ser interessante solicitar estatísticas de cada influencer e tornar isso parte do acordo. Assim, permite entender o alcance e engagement de cada colaboração.
Quanto mais souber sobre o desempenho da campanha, mais decisões bem informadas poderá tomar em futuras colaborações.