Sabia que a sua marca também tem identidade? Identidade visual são os conjuntos de elementos que ajudam a diferenciar e identificar a sua marca. Ou seja, é o conjunto de elementos visuais associados à sua marca como o logotipo, cores, grafismos, entre outros.
Mas porquê que investir na identidade visual da marca é tão importante? Neste artigo damos-lhe 5 razões para investir na identidade da sua marca:
1. Seja facilmente reconhecido pelo seu público
2. Destaque-se da concorrência
3. Dê credibilidade ao seu negócio
4. Atraia o público certo
5. Reforce o seu posicionamento
1. Seja facilmente reconhecido pelo seu público
Uma das principais razões para investir na identidade visual da sua marca é a facilidade de reconhecimento por parte do seu público. Ao construir uma identidade consistente vai permite que o seu público alvo associe os elementos visuais da sua marca ao seu negócio e a reconheça em qualquer lugar. Seja nos conteúdos que partilha no meio digital ou nos seus pontos de venda físicos, uma identidade visual definida não só facilita o reconhecimento como favorece a fidelização e repetição da venda.
2. Destaque-se da concorrência
Destacar-se da concorrência pode ser feito de inúmeras formas desde a criação de produtos realmente diferenciados ou de uma comunicação disruptiva. No entanto a identidade visual é a principal característica que o vai diferenciar e que vai permitir ao seu público uma facilidade na percepção deste diferencial.
3. Dê credibilidade ao seu negócio
A identidade visual tem um real impacto na primeira impressão que o seu público tem do seu negócio. Por este motivo ter uma identidade cuidada e bem definida vai ajudar a conferir credibilidade ao seu negócio e por sua vez facilitar esta primeira impressão. Ao ajudar na credibilidade do seu negócio, ajuda também na geração de confiança e consequentemente nas vendas.
4. Atraia o público certo
Quando trabalha na criação da identidade visual da sua marca está automaticamente a conferir-lhe uma personalidade que se relaciona com o seu público-alvo. Desta forma vai atrair o público que realmente se revê na sua marca e que mais provavelmente comprará os seus produtos.
5. Reforce o seu posicionamento
Tendo em conta que a identidade da sua marca é um reflexo da sua personalidade, é também uma oportunidade de reforçar o seu posicionamento. Da mesma maneira que uma pessoa transmite uma mensagem com a forma como se apresenta ao mundo, a identidade visual de uma marca permite passar mensagens relativas aos valores e posicionamento da marca.