O marketing de conteúdo é atualmente uma das formas mais utilizadas e bem sucedidas na atração e conversão de leads. Provavelmente já está a implementar algumas ações e a criar conteúdo relevante. Contudo é sempre útil testar novas abordagens e inovar no conteúdo que cria.
Hoje apresentamos 5 tendências de conteúdo a ter em atenção para 2021 que o vão ajudar a levar a sua marca ao próximo nível!

tendências de marketing de conteúdo
- Conteúdo interativo
- Realidade aumentada
- Conteúdo visual
- Experiências ao vivo
- Podcasts
1. Conteúdo interativo
O recente estudo “The Symphony of Connected Interactive Content Marketing” revelou que 87% dos utilizadores preferem conteúdo interactivo em vez de estático. Isto porque os utilizadores cada vez mais privilegiam experiências a conteúdos estáticos.
Criar conteúdo interativo, para além de captar a atenção do utilizador com maior facilidade, também traz resultados muito positivos no que diz respeito ao tempo de permanência e ao nível de interação. Quando utilizado, por exemplo, em páginas de angariação de leads tende a resultar em melhores resultados.
2. Realidade aumentada
E se os conteúdos interativos são altamente valorizados, a realidade aumentada é uma tecnologia que pode fazer os seus conteúdos brilhar. Esta tecnologia aproveita os hábitos dos consumidores para trazer-lhes novas experiências apenas utilizando os seus smartphones.
A realidade que vivemos no ano passado e continuamos a viver atualmente que nos levou a ficar fechados em casa é um ótimo incentivo para o consumo de conteúdos que utilizam realidade aumentada. Esta tecnologia tem a capacidade de transportar o utilizador para outro plano sendo uma ótima fonte de entretenimento.
3. Conteúdo visual
Os estudos revelam que as pessoas seguem instruções visuais 323% melhor que as escritas. Isto porque o cérebro humano é extremamente rápido no processamento de imagens. Por este motivo os conteúdos visuais tendem a obter melhores resultados e mantêm-se como tendência para 2021.
4.Experiências ao vivo
Com a pandemia e o confinamento o conteúdo ao vivo online teve um crescimento exponencial que se prevê que se mantenha em 2021. Os diretos têm um potencial enorme de gerar interação com a sua audiência. São uma estratégia fácil de implementar que poderá adotar brevemente.
5. Podcasts
A cultura do podcast já está bem cimentada em países como os Estados Unidos. Em Portugal os podcasts têm também vindo a crescer em audiência e são o formato privilegiado para quem cria conteúdo áudio. São várias as plataformas disponíveis para a divulgação deste formato que podem ser facilmente utilizadas por si.