Construir a bio do Instagram é sempre algo que suscita algumas dúvidas e onde muitos empreendedores gastam demasiado tempo.
Para ajudar nesta tarefa reunimos 6 dicas práticas para construir a sua bio do Instagram.
O que é a bio do instagram
A bio (ou biografia) do Instagram é a pequena área de texto no topo do seu perfil abaixo no seu nome de utilizador. Esta bio pode conter até 150 caracteres onde pode utilizar texto, hashtags, emojis e links. O objetivo da bio é apresentar-se a quem entra no seu perfil e transmitir uma mensagem clara daquilo que é a sua atividade.
6 dicas para construir a sua bio do Instagram
- Utilize palavras-chaves relacionadas com o seu negócio
Utilizar palavras-chave relacionadas com o seu negócio e os interesses do seu público alvo na bio do Instagram tem importância não só para descodificar a sua mensagem como para facilitar a sua classificação no algoritmo e garantir que a sua página é entregue às pessoas certas.
- Apresente uma proposta de valor clara
Esta é talvez a tarefa mais difícil ao criar a sua bio. Uma vez que o espaço de escrita é limitado, deve construir a sua proposta de valor de uma forma clara e explícita. Numa só frase o utilizador deve conseguir ter a percepção do que pode encontrar ou beneficiar com o seu negócio.
- Adicione uma categoria à sua descrição
Uma das áreas da bio (extra ao espaço de texto livre) é a categoria. O Instagram fornece várias opções de categoria. Deve selecionar a mais adequada à sua página e ao seu negócio.
- Utilize emojis ou caracteres especiais
Uma vez que a área de texto é limitada, a utilização de emojis ou caracteres especiais é uma boa opção para ajudar a passar a mensagem e a captar a atenção dos utilizadores.
- Inclua um CTA
O CTA (Call to action) deve estar imediatamente antes do link do seu site ou da plataforma que pretende comunicar. Este CTA deve ser um apelo à ação clara que pretende que o utilizador tome.
- Crie um Linktree para o seu negócio
O Instagram apenas permite a inserção de um único link. Por este motivo, criar um linktree é uma ótima estratégia para poder partilhar o acesso a múltiplas plataformas do seu negócio.
Modelo para construir a sua bio
- Frase curta que representa a sua proposta de valor;
- Frase clara sobre o produto /serviço que entrega;
- Prova social ou ponto de diferenciação (ex. x alunos no último ano ou entregas em 24h)
- CTA + link