Selecionou o Instagram como uma das redes sociais essenciais para a comunicação da sua marca? E já definiu a sua estratégia para esta rede?
Definir uma estratégia específica para cada rede social é importante para conseguir atingir os seus objetivos, não só os que dizem respeito às métricas sociais mas também aos seus objetivos de marketing e de negócio.
Neste artigo damos-lhe 6 dicas para desenhar a sua estratégia para o Instagram.
1. Defina o seu público e a sua persona
A primeira dica é na verdade o primeiro ponto de qualquer estratégia de marketing e comunicação: defina o seu público-alvo e a sua persona.
Faça um levantamento dos interesses do seu público e das suas características sócio-demográficas. Uma persona é uma personagem fictícia desenhada por si para representar o seu cliente. Consiste no desenvolvimento de um perfil real com base nos dados recolhidos sobre o perfil dos seus clientes e hábitos de consumo.
Comece por atribuir alguns dados pessoais e demográficos à sua persona como um nome, gênero, idade, estado civil e ocupação. Depois pode aprofundar com a identificação de necessidades, dores, desejos ou ambições. Por fim, identifique alguns padrões de consumo como o local onde faz as suas compras, se utiliza internet, que tipo de utilização faz das redes sociais.
2. Analise os perfis da concorrência e identifique referências
Conhecer a sua concorrência é importante não só para construir uma comunicação diferenciada, mas também para identificar referencias que pode ter em conta na hora de construir a sua estratégia de conteúdo.
Comece por fazer um levantamento das páginas de instagram dos seus concorrentes diretos e indiretos e analise os conteúdos de cada página e a interação que os utilizadores têm com essas marcas.
3. Defina um conjunto de rubricas (temas a comunicar). Informação, entretenimento e emoção é a base para definir estas temáticas
Para começar a construir aquele que será o seu cronograma editorial o primeiro passo é definir um conjunto de temas que são do interesse do seu público. A estes temas chamamos rubricas. Por norma uma boa estratégia de conteúdo consegue informar, entreter e emocionar o público.
4. Defina o formato de cada rubrica de acordo com as características da sua concorrência
Vai utilizar vídeo? Imagem? Qual o melhor formato para passar a mensagem? O Instagram permite divulgar o seu conteúdo em diferentes formatos. Tendo em conta as características do seu público e a mensagem que quer transmitir em cada rubrica.
5. Estipule o melhor horário para comunicar
Existe um horário melhor para lançar as suas publicações: o horário em que o seu público está mais ativo. Para definir o horário em que deve comunicar encontra nas estatísticas da sua página encontra informação valiosa para tomar esta decisão.
6. Faça um levantamento de #’s que se enquadram nos temas definidos
Por último defina que #’s vai utilizar para maximizar o alcance das suas publicações. Existem ferramentas como geradores de #’s que o podem ajudar nesta tarefa.