Já ouviu o termo infoproduto? Se ainda não conhece este tipo de produtos pode estar a passar ao lado de uma excelente oportunidade de negócio já que estes produtos são tendência e apresentaram um crescimento no último ano.
Neste artigo explicamos-lhe o que é um infoproduto e apresentamos 6 motivos para lançar um.
O que é um infoproduto
Um infoproduto é, como o nome indica, um produto que tem por objetivo informar. É um produto digital que pode ser distribuído de forma gratuita ou comercializado online.
Os infoprodutos podem surgir em diversos formatos (áudio, vídeo ou texto) e podem surgir com o propósito de entreter ou de solucionar um problema do público alvo.
Que tipos de infoprodutos existem
Sendo que os infoprodutos podem ter diversos formatos existem diversos tipos de infoprodutos, sendo que os mais comuns são:
- Ebooks: Livros digitais que podem ser comercializados ou utilizados como produto de entrada ou lead magnet.
- White papers: artigos mais extensos que podem ser descarregados digitalmente.
- Podcasts: programas gravados em áudios que podem ser em formato individual ou entrevista.
- Videocasts: semelhante aos podcasts mas em formato vídeo.
- Screencasts: Diferem-se dos videocasts por serem feitos através da gravação do ecrã onde passa uma apresentação.
- Webinários: Eventos digitais normalmente transmitidos ao vivo que apresentam workshops ou palestras.
- Cursos online
6 motivos para lançar um infoproduto
Mas afinal porquê que é tão vantajoso lançar um infoproduto? Apresentamos 6 motivos para lançar um infoproduto.
- Baixo custo de produção
Uma das grandes vantagens dos infoprodutos é apresentarem um baixo custo de produção. Os principais custos estão relacionados com as ferramentas de produção, alojamento e distribuição que são pagos apenas uma vez independente do volume de vendas do infoproduto.
- Maior margem de lucro
Uma vez que têm poucos custos associados têm uma maior margem de lucro. Estudos indicam que é possível ter margens superiores a 90% neste tipo de produtos.
- Pouco investimento em logística
Uma vez que a distribuição é feita online apresenta um custo muito reduzido visto que se trata de um download.
- Liberdade para se dedicar a mais projetos
Uma vez criado e lançado o seu infoproduto é possível automatizar o processo de vendas de forma a que se torne um rendimento passivo. Disto resulta mais tempo e liberdade para se dedicar a outros projetos.
- Gerido a partir de qualquer local do mundo
Visto que se trata de um negócio 100% digital, a criação e comercialização do seu infoproduto não tem barreiras geográficas.
- Maior potencial de crescimento exponencial
Lançado o infoproduto o crescimento é exponencial dado que pode vender a milhares de utilizadores sem esforço adicional.