A pandemia veio revolucionar o mundo e a sociedade. Da cultura à medicina, todos os sectores foram de alguma forma afetados e sofreram um processo de transformação. Também o consumidor teve uma necessidade de se adaptar e adquiriu novos comportamentos. Alguns desses comportamentos prevê-se que não se alterem levando a mudanças drásticas no consumidor aos quais as marcas devem estar atentas.
Neste artigo apresentamos 6 mudanças no consumidor no pós pandemia.
1. Está mais conectado que nunca
É certo que a maior e mais clara mudança a que assistimos foi a aceleração na digitalização impulsionada pela pandemia. Por este motivo o próprio consumidor é agora um consumidor digital e está mais conectado que nunca. Cada vez mais o consumidor tem o poder de escolha e procura envolver-se com as marcas que consome através dos canais digitais como é o caso das redes sociais.
2. Tem uma maior exigência com a experiência de compra
Outra mudança de comportamento que vai perdurar no pós pandemia está relacionada com a experiência de compra. Um estudo realizado pela Talkdesk indicou que os consumidores valorizam cada vez mais a experiência de compra que as marcas lhes proporcionam. Procuram experiências personalizadas e valorizam organizações que mostram empenho em proporcionar a melhor experiência possível. No mesmo estudo, 68% dos consumidores inquiridos afirmaram que uma única experiência negativa com o serviço prestado será o suficiente para reduzir a sua lealdade para com a marca.
3.Procura um melhor atendimento ao cliente
O mesmo estudo da Talkdesk referia também a importância que o apoio ao cliente ganhou nos últimos tempos onde se registou um crescimento de cerca de 90%. Por este motivo é apontado como um recurso de extrema importância para o consumidor.
4. Novos hábitos de consumo
Quando falamos em alteração do comportamento do consumidor reflete-se não só na sua jornada de compra mas também nos produtos que consome. Um estudo realizado pelo Observador Cetelem revelou que atualmente os consumidores atribuem uma menor importância a produtos dos sectores não alimentares. Por outro lado áreas como as viagens e os livros têm sido procuradas e prevê-se que venham a crescer no próximo ano.
5. Utiliza novos métodos de pagamento
Um dos impactos da digitalização foi o crescimento da utilização de novos métodos de pagamento digitais. Alguns destes métodos de pagamento já se encontravam disponíveis no mercado, mas o medo relativo à segurança dos mesmos era inibidor da sua utilização por parte de muitos consumidores. Com a necessidade de comprar online, os consumidores adotaram estes meios que são fáceis e cómodos de utilizar e cuja utilização prevê-se que se mantenha no pós pandemia.
Também nas lojas físicas, sistemas de pagamento como o contactless e o MBway cresceram e prevê-se que continuem a crescer.
6. Mais consciente e exigente
De modo global o consumidor pós pandemia é mais consciente e mais exigente. Está mais atento à origem do que consome e dá mais valor à responsabilidade das marcas. É mais seletivo no que compra no que diz respeito aos bens não essenciais e busca continuamente mais informação antes de efetuar as suas compras.