Num mundo cada vez mais digital muitos empreendedores iniciam a sua atividade com o desenvolvimento de produtos digitais. Este tipo de produtos caracteriza-se pela sua produção e comercialização no meio online e tem vindo a crescer em popularidade.
Muitos empreendedores optam por este tipo de produtos por representarem muitas vezes um fonte de rendimento passiva e contínua no tempo. Representado assim uma excelente oportunidade de ganhar mais dinheiro sem que seja necessário um volume de trabalho diário avultado.
Se também está interessado em iniciar-se no empreendedorismo digital, neste artigo, ensinamos-lhe os 6 passos para criar um produto digital:
- Escolha o tema que quer trabalhar
- Pesquise o mercado e defina um nicho
- Defina a sua persona
- Defina o formato ideal para o seu produto
- Desenvolva o material
- Invista na sua comunicação
1. Escolha o tema que quer trabalhar
O primeiro passo para criar o seu produto digital é selecionar o tema que quer trabalhar. Este tema deve estar alinhado com o seu propósito e know-how. Se já tem autoridade numa área tem meio caminho andado para a definição deste tema.
O tema deve ser atual e responder a uma necessidade do mercado. Para tal o passo 2 vai também ser essencial neste processo.
2. Pesquise o mercado e defina um nicho
A análise do mercado é sempre uma tarefa central para qualquer negócio e muitas vezes negligenciada. Para garantir que o seu produto digital vai ter uma audiência é necessário que efetue uma análise prévia do mercado e defina um nicho de atuação alinhado com o tema definido no passo 1.
3. Defina a sua persona
Já aqui falámos várias vezes da importância de definir a sua persona e de como o pode fazer. Mas nunca é demais relembrar o quão fundamental esta definição é importante para definir o seu produto e sua comunicação. Conhecer bem o seu público ajuda-o a estar a par com as suas necessidades e padrões de consumo.
4. Defina o formato ideal para o seu produto
Definida a persona já vai ser mais fácil definir o seu produto digital. Um produto digital pode ter diversos formatos: curso online, Ebook, Audiobook, Podcast, Webinário; etc…
Para selecionar o formato ideal deve ter em conta o estudo que efetuou sobre o mercado e a sua persona.
5. Desenvolva o material
Passada a definição inicial é hora de pôr mãos à obra e desenvolver o material necessário para o seu produto. Consoante o tipo de produto que selecionou vai ter necessidades diferentes na produção. É importante que todo o material produzido, independentemente do seu formato, respeite a sua imagem de marca e reflita a sua identidade. Deve acrescentar valor ao cliente e estar facilmente acessível.
6. Invista na sua comunicação
A comunicação surge como o último passo para a criação do seu produto mas não é de todo o menos importante. Para garantir que o seu produto alcança o público-alvo e apresenta os resultados pretendidos é necessário que desde cedo defina a sua estratégia de comunicação da qual pode fazer parte uma fase de pré-lançamento e uma fase de promoção após lançamento.