6 passos para criar o seu produto digital

Num mundo cada vez mais digital muitos empreendedores iniciam a sua atividade com o desenvolvimento de produtos digitais. Este tipo de produtos caracteriza-se pela sua produção e comercialização no meio online e tem vindo a crescer em popularidade. 

Muitos empreendedores optam por este tipo de produtos por representarem muitas vezes um fonte de rendimento passiva e contínua no tempo. Representado assim uma excelente oportunidade de ganhar mais dinheiro sem que seja necessário um volume de trabalho diário avultado.

Se também está interessado em iniciar-se no empreendedorismo digital, neste artigo, ensinamos-lhe os 6 passos para criar um produto digital:

  1. Escolha o tema que quer trabalhar
  2. Pesquise o mercado e defina um nicho
  3. Defina a sua persona
  4. Defina o formato ideal para o seu produto
  5. Desenvolva o material
  6. Invista na sua comunicação

produto digital

1. Escolha o tema que quer trabalhar

O primeiro passo para criar o seu produto digital é selecionar o tema que quer trabalhar. Este tema deve estar alinhado com o seu propósito e know-how. Se já tem autoridade numa área tem meio caminho andado para a definição deste tema. 

O tema deve ser atual e responder a uma necessidade do mercado. Para tal o passo 2 vai também ser essencial neste processo.

2. Pesquise o mercado e defina um nicho

A análise do mercado é sempre uma tarefa central para qualquer negócio e muitas vezes negligenciada. Para garantir que o seu produto digital vai ter uma audiência é necessário que efetue uma análise prévia do mercado e defina um nicho de atuação alinhado com o tema definido no passo 1.

3. Defina a sua persona

Já aqui falámos várias vezes da importância de definir a sua persona e de como o pode fazer. Mas nunca é demais relembrar o quão fundamental esta definição é importante para definir o seu produto e sua comunicação. Conhecer bem o seu público ajuda-o a estar a par com as suas necessidades e padrões de consumo.

4. Defina o formato ideal para o seu produto

Definida a persona já vai ser mais fácil definir o seu produto digital. Um produto digital pode ter diversos formatos: curso online, Ebook, Audiobook, Podcast, Webinário; etc…

Para selecionar o formato ideal deve ter em conta o estudo que efetuou sobre o mercado e a sua persona.

5. Desenvolva o material

Passada a definição inicial é hora de pôr mãos à obra e desenvolver o material necessário para o seu produto. Consoante o tipo de produto que selecionou vai ter necessidades diferentes na produção. É importante que todo o material produzido, independentemente do seu formato, respeite a sua imagem de marca e reflita a sua identidade. Deve acrescentar valor ao cliente e estar facilmente acessível.

6. Invista na sua comunicação

A comunicação surge como o último passo para a criação do seu produto mas não é de todo o menos importante. Para garantir que o seu produto alcança o público-alvo e apresenta os resultados pretendidos é necessário que desde cedo defina a sua estratégia de comunicação da qual pode fazer parte uma fase de pré-lançamento e uma fase de promoção após lançamento.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.