Criar uma identidade visual vai muito para lá de desenvolver um logotipo. Envolve um processo de pesquisa e desenvolvimento mais detalhado. Neste artigo explicamos como criar uma identidade visual em seis passos.
Análise
Para que a identidade tenha uma forte ligação com os valores da marca é necessário um estudo sobre a audiência..
Tem que perceber qual é o estrato que pretende atingir em termos de: sexo, idade, hábitos, comportamentos e mesmo motivações.
Isto requer uma análise profunda, e um íntimo entendimento de como quer apresentar a marca ao mundo.
A análise da marca deve esclarecer questões sobre os princípios da marca (propósito, visão, missão e valores), sobre o nome e essência (a personalidade e tom).
Posteriormente deve-se fazer uma análise crítica ao estado atual da marca, para se entender as falhas a colmatar.
Estudo da concorrência
Para a marca ter um carácter único e relevante, deve haver uma diferenciação entre outras marcas. Assim sendo, é crucial entender quem é a concorrência, e como se compara com a sua.
É importante analisar como a concorrência se apresenta em termos visuais, trends que usam, se usam elementos específicos da indústria em termos visuais, personalidades etc.
Direção Visual
Nesta fase precisa de falar com a equipa de design e entender que cores e vocabulário convém o que pretendem transmitir, pois pode ser interpretado de maneira diferente por diferentes pessoas.
Fazer questões como:
“ Que tipos de visual comunicam estas características?”
“Que elementos chaves queremos transmitir no visual?”
“Que sentimento queremos transmitir quando vêem a marca?”
Logo Design
Um logo/logotipo transmite a essência da marca, ajudando-o a destacar-se no mundo.
O processo de criação do logo, deve ser feito através de um brainstorming de ideias para depois passar ao desenho. Depois ou durante este processo, fazem-se brainstorms de desenhos explorando diferentes formas e maneiras de representar a marca.
Posteriormente, passa-se o desenho para vectorial, e realizam-se testes de aplicações do logo.
Escolher a Paleta de Cor e Tipografia
Uma boa paleta de cor deve ser flexível, e incluir então cor principal e cores secundárias, para haver dinamismo.
De maneira a haver coesão na linguagem visual a escolha tipográfica é da mesma maneira, importante. O tipo de tom e valores da marca, irá influenciar a escolha tipográfica (serif vs sans serif). Devem-se escolher no máximo 1-3 tipos de letra diferentes.
Aplicação da Marca
Nesta etapa explora-se como a marca irá ser comunicada, se com fotografia, ilustrações, cores sólidas, etc.
É importante definir regras gráficas sobre tratamentos visuais que são aconselhados e que não são apropriados — Criação de manual de normas gráficas.