Está a preparar a sua estratégia de marketing para 2022? Antes de o fazer precisa de saber o que mudou no mundo do marketing e o que é serão as estratégias mais utilizadas no próximo ano.
Neste artigo apresentamos-lhe 6 tendências de marketing para 2022.
Eventos Híbridos ( o digital junta-se ao presencial)
A pandemia COVID 19 revolucionou o mundo dos eventos e já todos nos habituamos aos eventos digitais. No entanto, em 2022 os eventos presenciais vão retomar num novo formato, um formato híbrido. Adaptando-se às novas circunstâncias e exigência dos consumidores, os eventos terão uma componente digital associada. Para além disso, do ponto de vista do valor da marca, conteúdo gerado pelo consumidor tende a obter mais 30% de engagement do que conteúdos desenvolvidos pela própria marca.
Marketing autêntico e inclusivo
De acordo com o artigo publicado pela consultora Deloitte, Authentically Inclusive Marketing, 57% dos consumidores são mais fiéis a empresas com um compromisso assumido em combater as desigualdades sociais. Por outro lado, as gerações mais jovens também são mais conscientes na escolha das marcas que seguem e consomem.
Já começam a aparecer marcas e campanhas autênticas e inclusivas e esta será uma tendência de marketing para 2022.
Conteúdo gerado pelo utilizador
Outra tendência é o user generated content. O conteúdo produzido pelo consumidor tem cada vez mais valor e traz cada vez mais resultados. O consumidor tende a ser mais facilmente influenciado por quem lhe é próximo, pelos seus pares.
Pesquisa por voz
O aumento da pesquisa por voz tem sido bastante acentuado nos últimos anos e tudo indica que continue a ser tendência em 2022. Esta tendência intensifica a necessidade de adoptar estratégias de SEO contínuas e trabalhar o seu marketing de conteúdo.
Programas de assinatura
Os programas de assinatura não são de todo novidade, mas com o aumento dos produtos digitais, este tipo de programas de fidelização são cada vez mais tendência.
Marketing focado em dados
Até 2023 é possível que a Google deixe de rastrear os cookies utilizados para efeitos de remarketing. Por isso, prevê-se que em 2022 se adotem plataformas e ações de captação de dados. Nunca antes o marketing dependeu tanto dos dados.