As Landing pages constituem um excelente mecanismo para angariar leads para os seus negócios. Estas páginas permitem-lhe comunicar um produto ou serviço específico tendo em conta as características do seu público por forma a conduzi-lo a uma ação específica.
No entanto, a forma como constrói a sua landing page tem impacto nos resultados que esta vai trazer ao seu negócio.
Neste artigo damos-lhe 7 dicas para construir uma landing page que converte.
- Defina a sua oferta
- Escreva um headline e um call to action tentadores
- Apresente os benefícios da sua oferta
- Reforce a credibilidade apresentando casos de sucesso ou referências
- Crie um sentimento de urgência e escassez
- Invista num design apelativo e que facilite a leitura
- Evite os pontos de fuga

1. Defina a sua oferta
A primeira dica para construir a sua landing page é definir a sua oferta. Quer esteja a vender um serviço ou um produto, deve pensar na oferta que vai disponibilizar ao seu público para conseguir gerar a ação. Esta oferta pode ser um desconto ou uma amostra, mas pode também ser um produto de entrada (estratégia muito utilizada no caso dos serviços). O importante é que esta ofereça um benefício real ao consumidor suficientemente apelativo para que este deixe o seu contacto.
2. Escreva um headline e um call to action tentadores
O Headline e o Call to action (apelo à ação) deverão ter uma posição de destaque na sua landing page. O headline deve ser sucinto e de fácil interpretação mas ao mesmo tempo chamativo o suficiente para levar o público a querer saber mais. Já o call to action deve ser um apelo claro ao que pretende que o utilizador faça na sua landing page e deve aparecer em vários pontos da sua landing page.
3. Apresente os benefícios da sua oferta
A segunda secção da sua landing page deve ser sempre direcionada aos benefícios da sua oferta. Aqui deve sempre descrever o que o consumidor vai ganhar com esta oferta e não fazer apenas um levantamento dos pontos fortes do seu produto ou serviço. É importante pensar sempre do ponto de vista do consumidor e não centrar a comunicação apenas nas características do que tem para oferecer.
4. Reforce a credibilidade apresentando casos de sucesso ou referências
Reforçar credibilidade é um ponto chave para a conversão. Para isso a sua landing page deve incluir uma secção dedicada aos seus clientes. Nesta secção pode incluir testemunhos ou reviews de clientes, exemplos de projetos desenvolvidos ou até os logotipos das empresas que já confiam nos seus serviços. A forma como são apresentadas estas referências pode variar de acordo com o seu sector de atividade e com o perfil do seu público-alvo.
5. Crie um sentimento de urgência e escassez
Outra dica fundamental para angariar mais leads na sua landing page é criar o sentimento de urgência e escassez. Transmita a mensagem e que aquela oferta é uma oportunidade única! Para isso pode limitar o tempo de disponibilidade da oferta ou até o número de unidades disponíveis (caso se trate de um produto).
6. Invista num design apelativo e que facilite a leitura
O design da sua landing page também converte. Opte por uma estrutura que facilite a leitura e que esteja preparada para todo o tipo de dispositivos. Utilize as cores e os elementos visuais como reforço da sua comunicação dando ênfase aos seus call to actions e à sua oferta.
7. Evite os pontos de fuga
Pontos de fuga são links ou mecanismos que levam o utilizador para fora da sua página. Mantenha a ação sempre na página evitando criar pontos de fuga como links para as redes sociais ou para outros produtos.