O Facebook é ainda a rede social com mais utilizadores ativos em Portugal. Dado a evolução que tem tido ao longo dos anos é hoje em dia um canal de comunicação e de venda muito importante para as marcas.
Ter uma estratégia de comunicação é essencial para conseguir tirar o maior partido desta rede. Damos-lhe 7 dicas para criar uma estratégia para o Facebook.
1. Crie uma página de negócio e complete as informações da sua página
O primeiro passo para apresentar a sua marca no Facebook é criar uma página de negócio. As páginas de negócios já estão preparadas com múltiplas funcionalidades para todos os tipos de negócio. Depois de criar a sua página complete o seu perfil com todas as informações que podem ser uteis para o seu público conhecer o seu negócio:
- Descrição da empresa (sobre);
- Informações de contato (email, telefone, website);
- Apresentação produtos e serviços;
- Horário de funcionamento da empresa;
- Menus e eventos
- Entre outros.
2. Crie conteúdo diferenciado como vídeos e conteúdos mais visuais
O Facebook permite partilhar conteúdos em diversos formatos como imagens, links ou vídeos. É preciso que seja criativo ao criar conteúdo diferenciado sejam infográficos, ilustrações ou citações.
No entanto, o vídeo é o formato que tem gerado mais tração nesta rede obtendo um maior alcance organicamente e gerando mais interação.
3. Utilize gatilhos mentais nas descrições das suas publicações
Partilhar conteúdo não é o suficiente para ter sucesso no Facebook. É necessário que seja pensado cuidadosamente. O conteúdo visual não é a única coisa a que deve dar atenção, as descrições também aportam valor ao conteúdo e fazem a diferença entre obter uma maior interação. Utilize gatilhos mentais para apelar à ação dos utilizadores.
4. Selecione um dos botões de conversão do Facebook
Uma das funcionalidades que as páginas de negócio do Facebook oferece são os botões de conversão. Estes botões permitem-lhe colocar um call to action no topo da página atraindo os utilizadores para a ação que pretende realizar (visitas ao site, registos numa newsletter, etc.)
5. Responda todos os comentários e interaja com os seus seguidores
Outro ponto importante para tirar o maior proveito da sua página no Facebook é realizando uma gestão de comunidade acertada. Responda aos comentários dos seus seguidores assim como a todas as mensagens.
6. Crie um grupo de discussão para a sua comunidade
Os grupos de discussão são ferramentas importantes para a sua comunidade, participar em grupos de discussão é uma boa forma de captar a atenção de outros utilizadores e ganhar novos seguidores.
Criar um grupo exclusivo para a sua comunidade é também uma forma de criar um local exclusivo onde pode partilhar conteúdos personalizados.
7. Promova as suas publicações para obter um maior alcance
Já ouviu falar no algoritmo do Facebook? Pois, é este algoritmo que é responsável pela distribuição do seu conteúdo. No entanto as suas publicações só chegam a uma pequena percentagem dos seus seguidores. Para maximizar o alcance das suas publicações pode promover, ainda que com um investimento baixo.