Já aqui falámos sobre a importância do marketing de conteúdo quer para a sua marca quer para a performance do seu negócio. No entanto, sabemos que começar a produzir conteúdo para as redes sociais pode ser um verdadeiro desafio.
Neste artigo ensinamos como produzir conteúdo para as suas redes sociais:
- Acompanhe outras páginas de nichos diferentes
- Defina o seu público-alvo e a sua persona
- Crie conteúdo específico para cada plataforma
- Mantenha a identidade da sua marca
- Foque-se em criar valor, não em vender
- Invista em storytelling (Contar histórias verdadeiras)
- Mostre os seus bastidores

São vários os pontos a considerar quando começar a produzir conteúdo para as suas redes e muitas vezes é difícil organizar as ideias e pôr mãos obra. Para a ajudar neste processo damos 7 dicas para produzir conteúdo para as suas redes sociais que vai achar muito valiosas.
1. Acompanhe outras páginas de nichos diferentes
Para produzir conteúdo é necessário primeiro que tudo consumir conteúdo. Isto significa que estar a par das tendências nas redes sociais e seguir páginas de vários nichos vai ter um papel essencial na hora de começar a criar o seu próprio conteúdo.
Encontrar páginas de referência com bom conteúdo vai ajudar não só a ter insights para a sua própria página como a interpretar a reação do público a cada tipo de conteúdo. Mas atenção, a ideia não é copiar, é apenas retirar alguns insights para que depois possa desenvolver a sua estratégia preservando sempre a autenticidade da sua marca.
2. Defina o seu público-alvo e a sua persona
O ponto de chave de qualquer estratégia de comunicação é conhecer bem o seu público-alvo. Só assim conseguirá identificar as suas motivações, dores e interesses e criar algo que realmente seja relevante. Construir o perfil das sua persona também vai ajudar a direcionar a comunicação e a definir a estratégia de conteúdo. Comece por responder a questões base como os dados demográficos da sua persona e depois aprofunde o perfil definindo os seus interesses, objetivos, tipo de páginas que segue, tecnologia que utiliza e problemas que necessita de ver resolvidos. Após traçar este perfil para a sua persona vai saber exatamente quem é o seu interlocutor e criar conteúdo vai tornar-se muito mais fácil.
3. Crie conteúdo específico para cada plataforma
Para além de criar conteúdo específico para a sua persona, tem de o adaptar sempre à plataforma onde será divulgado. Todas as redes sociais têm características diferentes que devem ser tidas em conta no momento da criação de conteúdo. Provavelmente, algum do seu conteúdo não servirá todas as redes, noutros casos, terá de ser adaptado tendo em conta as características da rede selecionada.
4. Mantenha a identidade da sua marca
Autenticidade tem de ser um foco ao longo da sua estratégia e para isso é necessário que tenha muita atenção à identidade da sua marca. O Branding é essencial para criar a diferenciação do conteúdo. Preservar quer a identidade gráfica quer o tom de voz da sua marca é um ponto fundamental que nunca deve esquecer quando cria conteúdo para as suas redes sociais.
5. Foque-se em criar valor, não em vender
Um dos erros mais comuns que assistimos em diversas páginas é a utilização das redes sociais apenas como canal de promoção de produtos e serviços. O foco quando produz conteúdo para estas redes deve ser sempre a vontade de criar valor para o seu público. Quando realmente entrega este valor os seus produtos e serviços serão vendidos por acréscimo visto que conseguiu mostrar o benefício real da sua utilização.
6. Invista em storytelling (Contar histórias verdadeiras)
Storytelling é a arte de contar histórias. Pode parecer secundário para uma marca mas na verdade é essencial. Criar uma história em torno da sua marca vai ajudar a criar envolvimento com o público-alvo. Assim conseguirá não só fidelizar a sua audiência como aumentar a interação com o seu conteúdo.
7. Mostre os seus bastidores
Se pensarmos que contar uma história e ser autêntico são dois fatores críticos de sucesso para quem produz conteúdo para redes sociais, então torna-se bastante clara a importância de mostrar os bastidores. Dar a conhecer um pouco sobre si, a sua equipa e os bastidores dos seus projetos vai ajudar a criar relacionamento com os seus seguidores.