A Black Friday pode ser uma oportunidade lucrativa, nesta altura do ano, para qualquer negócio de eCommerce. Planear a sua estratégia de marketing com antecedência vai garantir que maximize os lucros.
Com o planeamento definido para a Black Friday, pode começar a pensar em opções atrativas para os seus consumidores.
Conheça algumas ideias para implementar na próxima Black Friday!
Cupão de desconto
O cupão de desconto é uma ótima forma de realizar ações segmentadas para diferentes públicos. Pode, por exemplo, criar um cupão exclusivo para clientes novos, incentivando-os a fazerem a primeira compra no seu site, ou para clientes habituais/fidelizados, de forma a compensá-los por serem compradores assíduos.
Desconto progressivo
Neste tipo de promoção, quanto mais produtos o utilizador compra, maior o desconto que ele recebe. Por exemplo: se ele levar três itens, o desconto é de 10% sobre o valor total da compra, se ele levar quatro itens, o desconto é de 15%, e por aí em diante.
Esta é uma estratégia eficaz para maximizar o número de compras por cliente e aumentar as receitas do seu negócio.
Portes Grátis
Portes grátis é uma das vantagens mais procuradas pelos consumidores na Black Friday, superando algumas vezes o desconto nos produtos.
No entanto, é essencial entender se consegue arcar com os custos da entrega, para garantir a sua rentabilidade com essa promoção.
Se não tiver condições de disponibilizar os portes gratuitos para todas as compras, pode limitá-los a pedidos acima de um determinado valor, a produtos específicos, a algumas regiões do país ou até mesmo a clientes já fidelizados.
Lembrete de abandono de carrinho
Envio de mensagens a relembrar os utilizadores sobre produtos abandonados no carrinho de compras do e-commerce pode otimizar a taxa de conversão da empresa.
Pode fazer isso ao lembrá-los dos produtos que eles escolheram anteriormente e oferecendo mais descontos sobre os mesmos
Renovação de planos
Serviços por assinatura podem oferecer a renovação ou ampliação dos planos dos seus clientes.
Desta forma, poderá garantir que continuam a usufruir dos seus produtos ou serviços e consequentemente, garantir a sua fidelização.
Packs de produtos/serviços
Pode agrupar, por exemplo, dois produtos ou serviços e fazer um desconto quando adquiridos em conjunto.
Um ponto a ter em atenção é que os produtos do pack devem ser complementares, agregando valor entre si, de modo a fazer sentido para a pessoa, adquiri-los.
Ou realizar algo como “Pague 1, leve 2”, que como o próprio nome sugere: o cliente paga apenas uma unidade do item e leva duas. Outras opções da promoção podem ser “Pague 2 e leve 3” ou “Compre 2, ganhe 1.
Esta estratégia promocional é indicada principalmente para dar saída a produtos que estão retidos no stock.
Concursos e sorteios
Já pensou em elaborar uma promoção atrativa e ainda gerar engagement nas suas redes sociais?
Algumas ideias que pode promover nesse sentido, são:
através de um sorteio com os utilizadores que seguirem a sua marca no Instagram e que identifiquem amigos nos comentários ou um concurso que irá premiar o consumidor que enviar a foto mais criativa a utilizar os seus produtos.