Um estudo realizado pela Marktest em 2020 revelou que os portugueses estão a despender cada vez mais tempo nas redes sociais, sobretudo ao fim-de-semana. 63.2% a publica pelo menos, uma vez por dia.
Aproveitando o fato de que a sua audiência está com os olhos postos no telemóvel, está na hora de passar a lucrar com isso. Deixamos-lhe de seguida, sete motivos pelos quais deve investir em Marketing Digital.
1- Antes de comprar, o cliente pesquisa sobre o assunto
Já imaginou o número de pesquisas que são feitas através do Google diariamente? A quantidade de informações solicitadas é enorme e a todo momento, e isso também inclui dados sobre produtos e serviços. Antigamente, precisávamos de contactar um representante de marca para prestar-lhes os esclarecimentos e efetuarmos uma compra. Hoje, isso mudou completamente!
Na grande maioria das vezes, antes de comprarmos qualquer coisa, principalmente pela internet, pesquisamos sobre o que desejamos adquirir e tentamos obter o maior número de informações possível. Este é o primeiro passo para uma compra eficaz e a sua marca precisa de fazer parte dele.
2 – Se não está na internet, não existe
Ter presença digital é fundamental para gerar negócios, afinal, se o seu público-alvo está na Internet, a sua marca também tem que estar.
Uma das vantagens que o Marketing Digital oferece é a oportunidade de as empresas tornarem-se uma referência no segmento em que atuam. Através da criação de um conteúdo de qualidade, uma marca pode posicionar- se como autoridade no assunto de interesse dos clientes e aumentar os seus leads.
3 – Há uma maior capacidade de interação
Independente do canal utilizado, é sempre importante manter a interação com seu público para haver um contato mais próximo e identificação com sua marca. No mundo digital, esta interação torna-se mais rápida, espontânea e automática. Ao aproximar empresas e consumidores, a internet permite dar um atendimento diferenciado ao público. Nas redes sociais, por exemplo, é possível resolver problemas ou tirar dúvidas com agilidade.
Procure responder aos comentários, produzir conteúdos que interajam com os seguidores e estar sempre o mais próximo possível de quem o segue.
4 – O investimento é proporcional ao seu budget
Se a sua empresa ainda está em fase de crescimento, comprar espaços publicitários na televisão, jornais ou rádios pode ser um grande obstáculo devido aos custos associados. No entanto, o marketing digital vem colmatar este problema, sendo que o budget necessário para criar impacto é significativamente menor.
O alcance orgânico tem ganho mais espaço atualmente e destaca-se pelo facto de acontecer sem qualquer custo associado. No entanto, vale a pena mencionar que o marketing online também apresenta ótimas formas de crescimento pago, através de estratégias de anúncios pagos, sejam eles pelo Google ou Facebook Ads.
5 – Os resultados são quantificáveis
Utilizando as ferramentas corretas, é possível acompanhar os resultados de cada campanha de maneira precisa. Desta forma, irá conseguir fazer uma análise dos resultados obtidos num determinado período de tempo, e para projetar ações futuras.
A partir do momento que passa a utilizar dados e estatísticas para tomar decisões, aumenta as probabilidades de sucesso e de tomar decisões mais acertadas. Quando falamos em marketing digital, as possibilidades são inúmeras: praticamente todas as métricas são possíveis de quantificar.
6 – Há um maior poder de segmentação
Outra vantagem que o Marketing Digital proporciona é a capacidade de selecionar o seu público para cada ação. O universo online permite que as empresas façam investimentos mais direcionados e assertivos. Consequentemente, as campanhas tornam-se ainda mais eficientes e os resultados são mais eficazes.
7 – O Alcance é global
Através da Internet, a atuação da sua empresa torna-se extremamente ampla. No mundo digital, não existe limitação geográfica, ou seja, os internautas do mundo inteiro têm acesso aos seus produtos e serviços e podem tornar-se seus clientes.
Outra vantagem é que também não existe limitação de horário. O seu público-alvo poderá chegar até a sua marca a qualquer momento, sem depender de horários de funcionamento.
Depois de analisar estes sete motivos, certamente que já percebeu que a sua empresa precisa de apostar mais em Marketing Digital. Mas não se esqueça, existem várias técnicas para potenciar cada ação. O investimento deve ser feito de forma inteligente e consciente.