7 passos para começar a vender online

7 passos para começar a vender online

Com a mudança de paradigma causada pelo Covid-19 muitos são os negócios que sentem a necessidade de começar a vender online como uma urgência. De facto, com os consumidores fechados em sua casa, existe uma crescente necessidade de fazer compras online para dar resposta às suas necessidades.

Neste artigo vai encontrar os 7 passos para começar a vender online:

  1. Selecione a plataforma adequada
  2. Desenvolva um design cuidado
  3. Utilize fotografias de produto profissionais
  4. Selecione os meios de pagamento mais adequados
  5. Defina os seus processos e logística
  6. Defina a sua política de privacidade e trocas e devoluções
  7. Invista em comunicação e marketing

Para muitos, o processo de começar a vender online é um bicho de sete cabeças e não sabem por onde começar. Explicamos como começar a vender online em 7 passos.

1. Selecione a plataforma adequada

O primeiro passo para começar a vender online é selecionar a plataforma que vai utilizar. Não precisa de investir logo numa loja própria caso não possibilidades de fazer esse investimento. Dependendo da sua área de negócio vai encontrar vários parceiros com plataformas onde pode comercializar os seus produtos. Caso queira utilizar um canal próprio, as redes sociais também já têm funcionalidades adequadas para quem quer começar a vender online.

Se por outro lado, quer fazer o investimento  e desenvolver um ecommerce,  selecionar a plataforma adequada à dimensão e necessidades do seu negócio é essencial. Existem várias soluções no mercado para todo o tipo de negócio. Se está a começar pode optar por um dos vários SaaS (Software as service) existentes no mercado que exigem um baixo nível  de configuração e customização. Se o seu negócio já tem alguma dimensão  necessita de algum tipo de customização, uma solução open source fornece-lhe maiores possibilidades de configuração e integração com outros sistemas.

2. Desenvolva um design cuidado

Ter um design cuidado é essencial não só para elevar o posicionamento da sua marca e dos seus produtos, independente do canal de vendas que selecionou. No caso de estar a desenvolver o seu próprio ecommerce essencial que também tenha atenção de como utilizar o design para incentivar a compra e facilitar a navegação. Pensar no que o seu cliente vai ver ao longo da jornada de compra, pensado em todo o tipo de dispositivos. O desafio é transformar a experiência de compra que proporciona na sua loja física e adaptar aos canais digitais para que seja igualmente agradável.

3. Utilize fotografias de produto profissionais

Apresente o seu produto da forma mais realista possível. Se quer vender online lembre-se que o mais importante é fornecer ao cliente uma noção clara do que este pode comprar. Privilegie fotografias com fundo claro, utilize fotografias de vários ângulos e de alguns detalhes.

4. Selecione os meios de pagamento mais adequados

Ao selecionar os meios de pagamento deve ter em consideração os hábitos de pagamento do seu público. Existem vários payment gateways com uma inúmera oferta de métodos disponíveis. O ideal é encontrar um equilíbrio entre as taxas praticadas por este tipo de serviços, e os métodos que os seus cliente privilegiam. Não se esqueça, facilitar é sempre o melhor caminho para promover a compra.

5. Defina os seus processos e logística

A logística é uma área essencial para quem quer começar a vender online. Lembre-se que para além de vender produtos deve entregar serviço. Só assim os seus clientes podem desfrutar da sua experiência de compra e recomendar a sua loja. Assim sendo, tudo conta, desde a embalagem o packing, o serviço de entregas  o serviço de apoio ao cliente. 

Se optou por vender através da plataforma de um parceiro, provavelmente terá a vida facilitada em relação a esta questão dado que provavelmente já terão processos e meios definidos. Se está a lançar a sua loja própria, então é muito importante que pense em todos os passos dos seus processos logísticos para garantir que o seu cliente tem a melhor experiência possível.

6. Defina a sua política de privacidade e trocas e devoluções

Um dos principais receios de quem compra online deve-se à questão da segurança. Os consumidores preocupam-se com a sua privacidade, pagamentos seguros e claro, em receber o produto que idealizaram em perfeitas condições. Por este motivo, ter políticas de privacidade e de trocas e devoluções bem definidas e comunicadas na sua loja online é essencial para aumentar as suas vendas e o grau de confiança do consumidor.

7. Invista em comunicação e marketing

Montado o seu sistema de venda online está pronto para vender. Começa então o desafio de comunicar com o seu público-alvo e potenciar as vendas. Tire o maior proveito dos canais de comunicação digital, criando uma estratégia de conteúdo relevante para o seu público-alvo e desenvolvendo em simultâneo campanhas direcionadas ao seu target específico, anunciando os seus produtos e serviços e com isso levar o seu público ao seu novo canal de vendas online.

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