Tem um novo produto e está a preparar o seu lançamento nas redes sociais? Já sabe o que vai fazer neste lançamento?
Fazer um lançamento de um produto nas redes sociais não é um bicho de sete cabeças mas é algo que deve fazer com estratégia. Neste artigo damos-lhe 8 dicas para lançar um produto nas redes sociais.
1. Realize um estudo do mercado
Realizar um estudo do mercado é a primeira dica que temos para quem quer lançar um produto nas redes sociais. Comece por identificar a sua concorrência e perceber quem é que vende produtos similares ou substitutos ao que está a lançar. Procure referências de marcas que já tenham feito lançamentos na sua área. Retire inputs desses lançamentos que possam ajudar a definir a sua estratégia. Por fim, faça uma análise do seu consumidor.
2. Defina a sua persona
Se seguir a primeira dica já vai ter meio caminho andado para depois definir a sua persona. Aqui deve traçar um perfil mais detalhado de quem é o seu comprador ideal. Quem é o comprador ideal do seu produto? Como se comporta? Que conteúdo consome? Quais são os seus interesses? Quanto mais detalhada for esta definição melhor vai conseguir direcionar a sua comunicação.
3. Defina objetivos claros para o lançamento
Uma dica importantíssima para quem quer lançar um produto nas redes sociais é definir objetivos claros para o lançamento. O quer ganhar com o lançamento? Quantas leads? Quantas vendas? Estes objetivos vão ser a meta para a qual vai definir uma estratégia clara.
4. Crie uma estratégia para o lançamento
Definidos os objetivos é hora de criar a estratégia de lançamento que o vai ajudar a atingir essa meta. Em que redes sociais vai ser lançado o seu produto? Quando é que vai ser o lançamento? Como é que vou fazer, que ações vou incluir? Que recursos necessito para que este lançamento seja um sucesso?
5. Desenvolva uma ação de pré-lançamento
Ainda antes do lançamento do produto em si é necessário começar a atrair a atenção e conectar-se com o público alvo. Crie um teaser que atraia a atenção do público. Levante alguma curiosidade em torno do que vai lançar sem desvendar tudo.
6. Crie um evento em torno do lançamento do produto
Um lançamento de produto nas redes sociais não é apenas fazer uma publicação. Crie um evento em torno do lançamento, junte o seu público alvo para fazer uma apresentação do seu produto e pense num conjunto de dinâmicas atrativas que possam fazer sentido no âmbito do lançamento.
7. Comece a divulgação do seu produto
Se seguiu todas as dicas acima é hora de começar a divulgação ativa do produto. Não basta comunicar no momento de lançamento, é preciso pensar em como vai comunicar ao longo dos dias/semanas seguintes.
8. Crie parcerias com influenciadores digitais
Os influenciadores digitais são muito importantes para o lançamento de novos produtos. Selecione os influenciadores certos para a sua marca que o possam ajudar a alcançar uma maior fatia do seu público alvo.