O email marketing é uma das técnicas de comunicação mais tradicionais dentro do marketing digital. Apesar de ser muitas vezes visto como algo pouco valorizado na verdade os estudos indicam que o email marketing ainda apresenta resultados bastante interessantes:
- Consumidores que compram produtos promovidos por meio de Email Marketing gastam 138% mais que consumidores que não recebem ofertas por email — Convince&Convert
- Empresas que utilizam Email Marketing para nutrir suas leads geram 50% mais leads qualificadas para a equipe de Vendas, a um custo 35% menor. Estas leads, por sua vez, são responsáveis por um aumento de oportunidades de negócio em 20%. — HubSpot
- Emails tem a maior taxa de conversão (66%) quando comparados com redes sociais, anúncios e outros. (DMA)
Neste artigo vai aprender os 8 passos para um email marketing de sucesso:
- Defina um objetivo
- Segmente o seu target
- Defina um assunto apelativo
- Crie conteúdo de interesse
- Invista num bom design
- Dê destaque ao seu call to action
- Selecione o horário de envio cuidadosamente
- Monitorize os resultados

Se quer tirar o maior partido do email marketing e com isso aumentar as suas vendas ensinamos-lhe como criar um email marketing de sucesso em 8 passos:
1. Defina um objetivo
O primeiro passo para começar a criar o seu email marketing é definir o objetivo. Que ação pretende que o seu email crie? Uma compra, um pedido de mais informações ou terá simplesmente um carácter informativo? Selecione o objetivo da sua comunicação para que a mensagem seja construída por forma a corresponder a esse objetivo e gerar a ação expectada.
2. Segmente o seu target
Provavelmente já tem uma base de dados construída. No entanto é provável que nem todos os seus contatos tenham interesse ou considerem relevante a mensagem que quer transmitir com o seu email. Como tal, o segundo passo é segmentar o target do seu email. Para tal deve definir quem será o público alvo da sua mensagem, e filtrar a sua base de contatos de acordo com essas características.
3. Defina um assunto apelativo
O assunto do seu email será a primeira impressão que o receptor terá da sua marca e por isso determina a abertura do email. Por este motivo, definir um assunto apelativo é o terceiro passo para um email marketing de sucesso. Este assunto não deverá ultrapassar os 50 caracteres e deve captar a atenção e ao mesmo tempo criar alguma curiosidade.
4. Crie conteúdo de interesse
Criar conteúdo relevante e de fácil leitura é o quarto passo para obter sucesso com o seu email marketing. Após a abertura é necessário que o conteúdo prenda o leitor e suscite interesse para que este passe à ação pretendida.
5. Invista num bom design
O design é uma peça fundamental num bom email marketing. Evite que o seu email esteja suportado numa só imagem. Alguns leitores de email poderão não carregar imagens e com isso a mensagem ficar perdida. O ideal é que seja um email estruturado e visualmente legível com alguns pontos de atenção onde poderão ser utilizados recursos gráficos.
6. Dê destaque ao seu call to action
O Call to action (apelo à ação) é o sexto passo para o seu email marketing de sucesso e talvez o mais importante. Incluir um botão com um apelo ação direcionando o leitor para a página onde deseja que este complete a ação pretendida vai maximizar os resultados.
7. Selecione o horário de envio cuidadosamente
Selecionar o horário de envio do seu email também vai ter impacto na performance do mesmo. Estudos indicam que a segunda e sexta feira são os piores dias para enviar emails por serem dias de abertura e fecho da semana de trabalho. Terças e quinta feiras normalmente apresentam melhor performance sobretudo entre as 9h e as 11h e as 14h e as 15h por serem horas de maior consulta da caixa de email.
8. Monitorize os resultados
Monitorizar os resultados é essencial. Só assim conseguirá tirar alguns insights que o vão permitir melhorar os resultados de emails futuros.