Com o crescimento da pandemia, muitos dos negócios viram os seus objetivos de faturação comprometidos, as suas equipas paradas e espaços físicos fechados. Isto leva a uma necessidade de reajuste e muitos tomaram a decisão de cortar no marketing e comunicação. Estes cortes levaram a que várias marcas se ausentassem e não estejam a desenvolver qualquer resposta à situação do COVID-19. 

Por outro lado, são várias as marcas que entraram no digital e que estão a comunicar ativamente. Mas será que estão a dar a resposta mais acertada? Neste artigo vai compreender de que forma a A resposta da sua marca ao COVID-19 vai impactar a sua relação com os consumidores no futuro.

O que os consumidores esperam das marcas

Um recente estudo realizado pela Edelman Trust Barometer veio revelar quais as expectativas dos consumidores em relação à resposta das marcas nesta fase crítica. As conclusões foram claras, 65% dos inquiridos assume que a forma como as marcas respondem a esta pandemia vai ter impacto no futuro no momento de decisão sobre a compra dos seus produtos.

Os consumidores valorizam acima de tudo que as marcas façam um esforço para preservar a confiança criada, através da garantia do bem estar e segurança dos seus colaboradores e em segundo lugar com o mesmo grau de importância, que apresentem soluções para responder às novas necessidades do consumidor. Para isso, cerca de 90% dos inquiridos neste estudo esperam que as marcas continuem a estar presentes nos diversos canais e que produzam conteúdos direcionados a este novo desafio global.

O que acontecerá às marcas que permanecerem em silêncio

Conforme já mencionámos, muitas marcas estão a seguir o caminho da diminuição da sua comunicação e investimento em marketing. É importante compreender que este é um período onde vão acontecer grandes alterações à forma de como os decisores tomam as suas decisões de compra. 

Permanecer em silêncio durante este período pode não só contribuir para o esquecimento destas marcas, como pode também transmitir a imagem de despreocupação face ao panorama atual. Os consumidores esperam que as marcas estejam presentes, e a ausência de algumas destas marcas pode prejudicar gravemente os resultados no futuro depois de tudo isto passar.

Como devem as marcas responder?

Este é o momento de construir e consolidar a relação com os consumidores. É essencial que a comunicação se transforme e ofereça ao consumidor aquilo que ele precisa. Mostrar empatia e preocupação de uma forma autêntica e honesta, fazendo um esforço extra por conectar-se.

Ainda no âmbito do estudo acima mencionado, 84% dos consumidores inquiridos referiu que esperam que as marcas foquem a sua publicidade em serviços que realmente ajudem a lidar com os desafios causados pela pandemia. Neste ponto é fundamental que se procure alternativas digitais à comercialização deste produtos.

Não esquecendo que os consumidores estão a construir novas rotinas em casa, é essencial que na estratégia de resposta destas marcas sejam apresentadas soluções que ajudem na criação destas novas rotinas. Oferecer conteúdo de relevância optando pelo o que é informacional mas também proporcionando entretenimento, que ajude o consumidor a passar o tempo de uma forma mais saudável.

Share This

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry

Leave a comment

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Copyright ©  DigitalUP. All Rights Reserved.

Copyright ©  DigitalUP. All Rights Reserved.