Afinal, quem é a Anitta?

anitta

Fechando a época dos festivais (e ignorando o facto de eu não ter ido a nenhum), não podemos virar essa página sem falar do fenómeno Anitta. A tour Europeia da artista teve duas paragens em Portugal ao longo do último mês. Presente no Rock in Rio Lisboa e no Meo Marés Vivas, a Anitta veio dar que falar, como aliás, não podia deixar de ser. 

As redes sociais inundaram-se de opiniões, mas playbacks e bandeiras à parte, a questão fulcral que importa saber é, para ti, qual é a profissão da Anitta?

Cantora?

Artista?

Marketeer?

Empresária?

A verdade e isso ninguém pode negar, é que ela é um verdadeiro sucesso, e talvez essa multidisciplinaridade seja o principal factor. A Anitta tem todos os ingredientes para ser uma verdadeira estrela e digam o que disserem, esse mérito já ninguém lho tira.

A Anitta alcançou o feito de ser a artista brasileira com maior alcance mundial (se é ou não a melhor, isto são outros quinhentos)!

O tema “envolver”, chegou ao 1º lugar no Spotify no ranking das músicas mais ouvidas do mundo. Sim ouviram bem, do mundo! E foi a primeira artista brasileira a consegui-lo. 

Agora, será porque é uma excelente cantora? Penso que gostando ou não, podemos todos concordar que não foi esse o motivo. A Anitta é um cocktail difícil de explicar e de reproduzir, porque efetivamente não é uma característica única que faz com que se destaque. 

Quais são então as razões do fenómeno chamado Anitta?

#1 Anitta a Empresária

O sucesso começa sempre (ou quase sempre), com a visão. E neste campo a Anitta dá 10 a 0 a muitos artistas. Ela não dá ponta sem nó e não deixa nada ao acaso. Desde cedo definiu objetivos claros para a sua carreira e focou-se em atingi-los. 

Poucos sabem mas Anitta a par da sua carreira musical, criou também o Grupo Rodamoinho, já presente no Rio de Janeiro e em Los Angels. Este grupo é composto por várias empresas ligadas à indústria e o plano da empresária é dedicar-se inteiramente ao negócios a partir dos 30. 

 #2 Anitta a Artista

Mais do que cantora (e mais uma vez, deixemos este tópico para o final), Anitta é essencialmente uma artista. Qualquer obra saída da sua marca, seja videoclipe, capas de álbuns e shows, são meticulosamente pensados, desenvolvidos e envolvem os vários sentidos e as várias artes. Não é só som. Nunca é só som. É o som, é a luz, é a dança, os figurinos, é o todo. Anitta pensa e desenha a experiência completa que o espectador terá e isso faz o fenómeno. Os estímulos são vários, vêm de diferentes lados e seja como for, resulta e arrasta multidões. 

 #3 Anitta a Marketeer

Quando falamos em não dar ponta sem nó, é exatamente isto que a Anitta faz. Nada acontece por acaso, e até os imprevistos são transformados em conteúdo e estratégia que fazem sentido mais à frente. Revolucionou a divulgação artística no digital, reformulou as fórmulas, fez tudo ao contrário e adivinhem só… foi um sucesso. Anitta parece ter um dom de transformar num sucesso tudo em que toca mas é precisamente aqui que se identificam os bons marketeers. Um sucesso todos podem ser capazes de fazer, vários sucessos já só faz quem soube exatamente as causas do primeiro. 

Paralelamente à música a Anitta acumula também funções na área da estratégia criativa e digital, é a head de inovação e criatividade da marca Skol Beats e membro do conselho de administração da NuBank (um dos maiores bancos digitas do Brasil).

 #4 Anitta a Cantora

E chegamos por fim ao tema polémico, Anitta é ou não cantora?

Não me vou pronunciar sobre os dotes vocais, mas gostava de vos dizer algumas coisas como:

Ouvir um concerto dela é saber todas as músicas de cor mesmo não sendo fãs incondicionais, só porque todas as músicas delas são verdadeiros hits. 

Ouvir um concerto dela e não tirar o pé do chão é praticamente impossível. Dá vontade de dançar? Dá! Dá vontade de cantar? Dá! Move multidões? Move! 

Então no final do dia, o que é que importa mais? As capacidades vocais ou a capacidade contagiante de mover e divertir as pessoas? 

Existem no Brasil milhares de vozes melhores do que as da Anitta, mas esse é só um dos ingredientes do sucesso. Quando se fala da receita completa, a Anitta é sem sombra de dúvida o melhor cocktail. 

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.