Ainda é relevante ter um blog? Esta é uma questão muito colocada por vários empreendedores que não estão seguros sobre se esta plataforma ainda é relevante para a sua estratégia de comunicação.
A resposta a esta pergunta é sim. Neste artigo explicamos porque motivo ainda é relevante ter um blog.
Motivos pelo qual ainda é relevante ter um blog
- Promover uma relação com o público
Os blogs são plataformas digitais que permitem criar conteúdos escritos mais completos e complexos. Enquanto que as redes sociais são limitadas pelo número de caracteres que pode inserir numa publicação, os blog não oferecem esse tipo de limite permitindo aprofundar o conteúdo criado. Além do mais, os utilizadores de blog têm uma postura ativa. Enquanto que muito do conteúdo das redes sociais é consumido de forma passiva (apresentado no feed), no caso dos blogs o utilizador desenvolveu uma pesquisa no motor de busca antes de aceder ao blog o que já demonstra o interesse no tema abordado.
- Construir autoridade de marca
Pela possibilidade de construir conteúdo com mais sumo, os blogs são ótimos para construir autoridade. Não só permitem aprofundar os temas comunicados como permite incluir outros formatos como infográficos, imagens e vídeos que servem de suporte à informação escrita.
- Ter um melhor posicionamento no Google
Uma vez que os blogs são verdadeiros repositórios de conteúdo, são uma excelente mais valias para obter um melhor posicionamento no Google. Para tal basta que contemple as técnicas de SEO quando constrói o seu conteúdo.
- Apoiar a nutrição de leads e aumentar conversões
Outra das vantagens do blog é ser uma ferramenta excelente para incluir na sua estratégia de nutrição de leads e desta forma aumentar as suas conversões. Pode construir o seu cronograma de publicações com artigos direcionados para o público nas várias fases do funil de vendas.
- Baixo investimento
Por fim, uma das maiores vantagens do blog é exigir um baixo investimento, sendo que vivem sobretudo da produção de conteúdos.