O email marketing foi provavelmente uma das primeiras ferramentas de marketing digital a ser utilizada pela maioria das empresas. Com o crescimento das redes sociais esta ferramenta começou a perder terreno na estratégia digital e começou a surgir a questão “Ainda vale a pena fazer email marketing?”.
Neste artigo vamos apresentar-lhe alguns dados estatísticos que ajudam a responder a esta questão.
Utilização do email
Hoje em dia utilizamos múltiplos canais de comunicação digitais, seja o email, whatsapp ou as redes sociais, são inúmeras as plataformas que utilizamos diariamente para esse efeito. Para compreender a importância do email na vida dos utilizadores podemos analisar os seguintes dados:
- 99% dos utilizadores verificam a sua caixa de entrada todos os dias em média 20x dias. Destes utilizadores, 58% afirmam que ver o seu email é a primeira coisa que fazem pela manhã. (fonte: hubspot)
- 72% afirmam que o email é o seu canal de comunicação preferencial. (fonte: hubspot)
Posto isto, verificamos que o email ainda é considerado um canal de comunicação preferencial pela maioria dos utilizadores.
Percepção dos utilizadores do email marketing
Já percebemos que os consumidores continuam a utilizar o email como canal de comunicação. Mas como será que vêm o email marketing?
- 61% dos subscritores afirmam que gostariam de receber emails promocionais todas as semanas. (fonte: Coschedule)
- 38% dos utilizadores afirmam que gostariam de receber campanhas de email com maior frequência. (fonte: Coschedule.)
- 28% dos utilizadores gostavam de ver ofertas promocionais duas ou três vezes por semana. (fonte: Coschedule)
Existe ainda uma abertura para receber comunicação promocional via email. De facto os consumidores mostram disponibilidade para receber este tipo de comunicação com maior frequência.
Conversão de email marketing
Por fim, é necessário compreender se o email marketing é uma ferramenta rentável.
- campanhas de email convertem mais 40% quando comparadas com campanhas no Facebook ou Twitter. (fonte: Content marketing institute)
- o ROI médio de campanhas de email marketing é de 4200% (fonte: Content marketing institute)
- email marketing com conteúdo publicitário influencia a decisão de compra em 50.7% dos consumidores (fonte: Content marketing institute)
Concluindo, ainda vale a pena fazer email marketing. O email é uma ferramenta valorizada pelo público no geral e é um canal com bastante rentabilidade para as empresas.