Até a primeira metade dos anos 90, usar a internet como ferramenta de comunicação era algo para poucos. Principalmente se compararmos à quantidade de pessoas conectadas à web hoje em dia, mais de 3 bilhões de pessoas, segundo pesquisa realizada pela União Internacional das Telecomunicações.
No entanto é importante salientar que vivemos numa era digital e, mais recentemente, a Crise Pandémica trazida pela COVID-19 em 2020 levaram a que o mercado empresarial adotasse novas ferramentas para impulsionar as estratégias de marketing e vendas digitais. Este cenário veio comprovar a eficiência do marketing digital e roubou algum espaço ao marketing tradicional.
Como utilizar o Marketing Tradicional
Há inúmeras formas de promover sua empresa por meio do marketing tradicional:
– Anúncios em jornais, revistas, rádios e televisões;
– Panfletos, folders e cartões;
– Faixas, banners, cartazes, placas e outdoors;
– Participação em feiras e eventos;
– Telemarketing;
– Anúncios em embalagens de produtos;
– Anúncios e publicidade em carros e meios de transporte;
– Viaturas de som;
Benefícios do Marketing Tradicional
Por se tratarem de meios mais antigos, com várias décadas de existência, todos os meios citados acima contam com uma grande base de audiência, acostumada a usá-los como canal de informação diariamente. Isso pode fazer a diferença para algumas marcas.
Podemos elencar vários benefícios do marketing tradicional como:
Visibilidade: como o alcance dos meios tradicionais é muito grande, a marca será vista por muitas pessoas, aumentando o brand awareness da mesma;
Alcance diferenciado: somente com o marketing tradicional é possível atingir locais sem acesso à internet ou TV, através de rádio e meios impressos;
Atinge público sénior: a grande maioria das pessoas mais velhas não tem o costume de utilizar a internet e, quando o fazem, não confiam no que veem. Portanto se o seu público-alvo for pessoas da terceira idade, o marketing tradicional deve fazer parte da sua estratégia;
Realidade: por ser tangível, a comunicação impressa é considerada mais real do que campanhas feitas online. As pessoas tendem a confiar mais em empresas que também veem em meios tradicionais como TV, rádio e materiais impressos;
Duração: o material impresso ainda oferece a vantagem de durar mais tempo. Um flyer pode ficar vários dias na casa ou escritório de uma pessoa, uma revista pode ficar meses em salas de espera, fazendo com que o anúncio da sua marca atinja mais pessoas por um período longo de tempo;
Visibilidade no online: se a campanha for bem-feita, pode gerar grande visibilidade na internet de forma orgânica, através de portais online e das redes sociais.
O marketing tradicional ainda vale a pena? Depende da empresa e do público-alvo.
O marketing tradicional ainda não morreu e continua a apresentar resultados consideráveis. No entanto esta escolha deve ser feita com base no seu público-alvo e na orgânica da sua empresa. Outro facto essencial a ter em consideração é o seu orçamento inicial sendo que as estratégias utilizadas neste tipo de marketing carecem de um investimento muito maior.